Somam 900 os atendimentos feitos por mês na nova Central, uma média de 42 por dia. Os usuários são todos servidores ativos ou inativos, docentes e técnicos administrativos da UFPR, que procuram os mais diversos serviços como cópias de documentos, certidões, cadastramentos e recadastramentos, requerimentos e informações gerais sobre aposentadoria, concursos públicos, direitos do servidor, entre outros.
Durante muitos anos as unidades da PROGEPE, antes PRHAE – Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis – realizavam o atendimento direto aos servidores. Do simples desbloqueio de uma senha no sistema Siapenet à entrega de um certificado para obtenção de progressão funcional ou um pedido de pensão, cada unidade atendia sua demanda específica e o tempo dedicado a um atendimento ou informação dada ao usuário significava muitas vezes o atraso no encaminhamento efetivo dos processos e atividades das unidades. Com a Central prestando as informações básicas, expedindo e emitindo declarações, segundas vias de documentos variados, abrindo e protocolando processos, a vida das unidades internas da PROGEPE está fluindo melhor.
Na Central trabalham cinco pessoas, sendo dois servidores efetivos do quadro, um bolsista sênior, uma estagiária e uma funcionária terceirizada. O horário de funcionamento é das 7h30min às 19h30min, para facilitar a vida daqueles que trabalham em outros campi ou não têm disponibilidade de tempo no horário comercial. O coordenador da unidade Luiz Mendes explica que somente as demandas específicas vão para as unidades, como por exemplo, quando algo que tenha sido implantado ou retirado do contracheque do servidor e necessita de uma informação mais detalhada sobre isso. É o tipo de demanda que encaminha o servidor para orientações pela Divisão de Implantação de Pagamentos.
“A Central fez uma diferença enorme, agilizou sobremaneira o nosso trabalho”, diz Lânia Virgínia Busnello Vaz, Coordenadora de Assuntos Técnicos. Ela comenta que com a agilidade conseguida está sendo possível trabalhar nos processos que provavelmente estariam “na fila de espera” por análise, um trabalho que exige concentração e que era o tempo todo interrompido quando os atendimentos eram realizados na unidade. “Agora está sendo possível analisar os títulos, desenvolver nossos projetos, nosso trabalho está fluindo melhor”, informa Lânia. Ela afirma que a implantação das progressões dos servidores foi concluída neste ano graças à agilidade conseguida pela Central. “Sem ela não teríamos conseguido implantar neste ano, ficaria para o próximo”, conclui.
Na Seção de Registro de Informação, que cadastra os dados dos servidores ativos da instituição também o trabalho ganhou fluidez. Sem ter os atendimentos no local, os servidores da unidade puderam colocar em dia centenas de processos. Sandra Regina Fermino Chiocca, chefe da seção, comentou que assumiu a unidade em maio último e naquela época o setor tinha pilhas de processos parados: “Só de processos de afastamento do País havia uns 300”, afirma, ponderando que com a desatualização era impossível gerar números precisos. “Hoje o trabalho está em dia”, conclui, explicando a seção alimenta toda parte funcional da vida do servidor ativo, nos sistemas de RH tanto interno quanto do Siape, de Brasília.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]