Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Homenagens marcam a sessão do Conselho Universitário no aniversário da UFPR

Encerramento da solenidade - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A  Praça Santos Andrade foi tomada ontem (19/12) por professores em suas becas para a sessão pública do Conselho Universitário em comemoração aos 99 anos da UFPR. Com toda solenidade que envolve o conselho, mas em clima de festa e emoção, a reunião foi marcada por homenagens a quem torna a Universidade uma referência de qualidade no Paraná e no país: as pessoas.
O professor Zaki Akel Sobrinho destacou a relevância de estar ao mesmo tempo perto do símbolo da instituição ─ o Prédio Histórico ─ e também do público. “Isso representa nossa determinação em fazer uma construção coletiva da instituição. Afinal, somos do povo do Paraná”, afirmou.  O reitor observou também que a conjuntura atual ─ política e econômica ─ é bastante favorável à educação como um todo. Diante disso, parcerias com o poder público e a iniciativa privada estão ajudando na expansão da UFPR, que só no ano de 2011 entregou cerca de 15 mil m² em novos espaços para a comunidade universitária. Para o vice-reitor Rogério Mulinari, estar na praça demonstra que a instituição está aberta para a população.
Após a apresentação dos dados da UFPR em 2011 ─  que comprovaram o crescimento da instituição em termos físicos, tecnológicos e de atendimento à comunidade ─ tiveram início as homenagens. Estas  foram divididas em quatro categorias: Destaque Acadêmico, Servidor Destaque, Destaque Parceria Institucional e Homenagem Especial.  Entre os Destaques Acadêmicos, foram agraciados dezenas de professores e estudantes que receberam prêmios recentes de instituições nacionais e internacionais. Na categoria Servidor Destaque, receberam homenagens a coordenadora de Cultura da UFPR, Lucinha Mion, como técnica administrativa; Ulf Gregor Baranow, como docente; e a irmã Glacy Krupeizaki representante da comunidade dos voluntários do HC e da UFPR. A Associação Comercial do Paraná foi escolhida como Destaque Parceria Institucional, pela parceria histórica ao longo dos anos e pelo recente apoio no Movimento Pró-UFPR, que engloba o projeto do Corredor Cultural. O presidente da ACP, Edson José Ramon, recebeu o prêmio pela instituição.

Composição da mesa - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, foi homenageado na categoria   Homenagem Especial. Na apresentação, destacou-se o apoio inestimável do ministro para que a UFPR obtivesse recursos extraordinários do orçamento da União para a aquisição da área da Rua Bom Jesus, onde hoje já funcionam parte das atividades acadêmicas do curso de Comunicação Social e as instalações da Imprensa Universitária, UFPR TV e Radio Web. Também teve o apoio fundamental  do ministro, a cessão para a UFPR do Edifício Teixeira Soares (ex-Rede Ferroviária Federal), onde está sendo construído o campus Rebouças.  Isso só para citar duas obras, entre muitos outros projetos que contaram e contam com a participação positiva do ministro. Paulo Bernardo fez questão de citar o ex-presidente Lula como grande apoiador da educação, da ciência e tecnologia, destacando que a nova fase de expansão das universidades começou na gestão do então presidente. “No governo dele foram criadas 14 novas universidades federais e contratados cerca de 60 mil docentes. É muito gratificante ver que as instituições respondem bem aos investimentos, em especial da UFPR, que conta com um sistema de gestão e planejamento que poucas universidades possuem”, ressaltou.
A solenidade foi acompanhada  por uma plateia que lotou a tenda montada na Praça Santos Andrade e que contou com diversas autoridades. Apenas na mesa solene estavam presentes quatro ex-reitores da UFPR: Carlos Alberto Faraco, Carlos Antunes dos Santos, José Henrique de Faria e Carlos Augusto Moreira Jr. Também presentes à mesa o Secretário Estadual de Ciência de Tecnologia, Alípio Leal Neto (representando o governador Beto Richa), o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense (representando o prefeito Luciano Ducci), o ex-governador  do Paraná Orlando Pessutti e o senador  Sérgio Souza.

 

Sugestões

Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota...
Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...
UFPR lamenta o falecimento do professor Enio Rogacheski
É com pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado...