A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou, nesta terça-feira (3), uma nova unidade do Laboratório de Materiais e Energias Renováveis (Labmater), sediada no Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Parigot de Souza (CEHPAR), no Centro Politécnico, em Curitiba.
O Labmater iniciou suas atividades em 2011, no Setor Palotina, onde atua em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e extensão, principalmente nas áreas de materiais e energia. A estrutura de Curitiba deve atuar de forma complementar, com enfoque na biomassa.
“Em Palotina, o laboratório se dedica a desenvolver materiais estratégicos para a cadeia do hidrogênio, focando na rota tecnológica da eletrolise e do uso do hidrogênio para a geração de energia. A unidade de Curitiba deve trabalhar na análise e na caracterização de gases de hidrogênio, mas vai se dedicar mais à questão da biomassa. As duas estruturas complementares devem se apoiar estrategicamente e se posicionar para atender as demandas da área que existem no Paraná”, explica o coordenador técnico-científico do Labmater, Helton José Alves.
Atualmente, 97% dos resíduos orgânicos do Brasil são descartados e é justamente essa a fonte de extração de hidrogênio utilizada e pesquisada pelo laboratório. “Nós desenvolvemos materiais e tecnologias para que seja possível extrair hidrogênio da biomassa, ou do biogás – que é um produto da decomposição da biomassa. A partir daí podemos produzir também o mesmo tipo de hidrogênio gerado pela outra rota, a da eletrolise. Esse hidrogênio pode ser utilizado em uma série de setores da economia, o que tem uma importância enorme no campo da redução de emissões de carbono na atmosfera”, salienta Alves.
O Labmater tem como finalidade principal contribuir para as atividades de ensino, de extensão, de inovação, de pesquisa científica e tecnológica e de serviços e consultoria técnica a instituições públicas ou privadas, mediante parcerias ou contratos, com aplicação do conhecimento gerado para o desenvolvimento da sociedade.
A cerimônia de inauguração da estrutura contou com a presença do responsável pelo CEHPAR, André Luiz Tonso Fabiani; do diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Luiz Fernando de Lima Luz Junior; da vice-reitora, Graciela Ines Bolzón de Muniz; e do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.
A Isomeria, empresa júnior de química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), oferece no dia 22 de fevereiro, […]
O Laboratório de Cultura Digital (LabCD), projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com […]
A Companhia de Teatro da UFPR receberá inscrições para a seleção do Elenco 2025 até o dia 7 […]
Começa nesta quinta-feira (13) e vai até as 23h59 de sexta-feira (14) o prazo para registro acadêmico dos […]