Com organização do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac) da UFPR, palestra destaca poemas de Zbigniew Herbert e Jerzy Ficowski sobre período conturbado da história do país
A ascensão do partido de oposição Solidarność (Solidariedade), liderado por Lech Wałęsa, que mais tarde veio a presidir a Polônia, foi um dos fatores de desequilíbrio nos processos políticos do país há cerca de 40 anos. Em 13 de dezembro de 1981, o governo do Partido Operário Unificado Polaco (PZPR) decretou estado de sítio na tentativa de conter manifestações e greves.
A produção poética sobre esse período histórico será tema de um evento on-line promovido por unidades acadêmicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) — Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), Centro de Estudos Poloneses e Curso de Letras Polonês, do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac) —, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da República da Polônia e o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.
O palestrante será Jerzy Borowczyk, da Universidade Adam Mickiewicz (UAM), que abordará três poemas de Zbigniew Herbert (O Senhor Cogito – Anotações da Casa Morta, de 1983; Os carvalhos e Elegia para a partida da pena, da tinta e da lâmpada, de 1990) e fragmentos escolhidos de duas obras de Jerzy Ficowski (Presságios e Pós-matina, de 1983).
O evento será transmitido pelo canal do PPGLetras da UFPR no YouTube nesta sexta-feira (25), a partir das 15 horas.
A transmissão será em polonês, com tradução consecutiva para o português.
SERVIÇO
Palestra Angústias, pressentimentos e pequenas iluminações em poemas de Zbigniew Herbert e Jerzy Ficowski
Quando: 25/10, às 15 horas
Onde: Canal do PPGLetras da UFPR no Youtube
O prazo é o mesmo para os dois grupos: de 20 a 22 de janeiro A chuva forte […]
Interessados em concorrer a uma vaga na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem se inscrever […]
Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para a edição 2025 do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo […]
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]