No mês de agosto, pesquisadores e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram de experimentos nos laboratórios do ISIS Neutron and Muon Source utilizando instrumentos de caracterização de materiais. Uma ação que faz parte do conjunto de benefícios da colaboração ISIS-Brasil.
O ISIS faz parte do Science and Technology Facilities Council (STFC), que tem a missão de estimular e fornecer apoio para pesquisas no Reino Unido e em países parceiros em pesquisas fundamentais nos ramos da Física, Ciências da Computação, Astronomia e Ciências em geral.
Os professores Fabiano Yokaichiya e Cícero Naves de Avila Neto, do LORXI e Laboratório de Processos Catalíticos Sustentáveis (proCatalis), respectivamente junto com a professora Kátia Dionísio de Oliveira, e os discentes Lucas Battiston e Rodrigo Rhinow, foram contemplados com tempo de feixe para caracterização de materiais relacionados a biocombustíveis e carreadores para liberação de fármacos, os projetos aprovados concorreram com outros projetos em todo Brasil.
O professor Fabiano, comemora a conquista dizendo: “Mesmo o LORXI sendo um departamento jovem como usuários de Nêutrons, já nos posicionamos com destaque no panorama brasileiro. Com muita dedicação institucional e corpo discente, temos realizado pesquisas de impacto que vêm transformando a forma como a sociedade científica vê o uso dos nêutrons como uma ferramenta de fundamental importância. Mais do que nunca trabalhamos com a multidisciplinaridade para que a ciência traga benefício da sociedade. Em especial nos dedicamos ao progresso do estado do Paraná, para que permaneça no protagonismo do desenvolvimento em Pesquisa e Desenvolvimento, nacional ou internacional”.
Outras atividades
Em março deste ano, a UFPR através do Laboratório de Óptica de Raios X e Instrumentação (LORXI), o mais antigo laboratório de pesquisa no Departamento de Física da universidade, organizou e sediou o I Nêutrons Techniques Workshop, que teve a participação de mais de 150 pessoas e representantes da Inglaterra.
Seu principal objetivo teve como foco a troca de informações sobre pesquisas realizadas na UFPR, estabelecer uma base sólida para projetos de colaboração conjunta e formação de futuros usuários das técnicas com Nêutrons. Saiba mais aqui.
Autores: Fabiano Yokaichiya e Margareth K.K.D.Franco
O Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR) publicou, nesta terça-feira (4), a relação definitiva dos candidatos aprovados no […]
Convocados e convocadas precisam garantir esse encaminhamento para ocupar ou ter chance de ocupar uma das dez vagas na UFPR destinadas ao processo seletivo.
É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do servidor aposentado Samuel […]
Os descontos são válidos em todo o catálogo para compras presenciais Após um período de recesso, as livrarias […]