O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais e Sustentabilidade e Horto Agroflorestal Sabores e Saberes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi convidado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para apresentar as ações que são desenvolvidas no município de São José dos Pinhais, por estar dentro do Território da APA (Área de Proteção Ambiental) de Guaratuba.
As ações em São José dos Pinhais:
O trabalho feito com a comunidade Jardim Independência, em São José dos Pinhais, é dar apoio e capacitação nas questões agroecológicas com a implantação da Agrofloresta Urbana do Jardim Independência, e incentivando os cultivos agroalimentares nos espaços das residências dos moradores. “Este semestre foi iniciado a capacitação de professores da rede pública de São José dos Pinhais com o curso de extensão Uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC, como técnica de ensino e diversificação alimentar nas unidades educacionais”, disse a professora Rozimeiry Gaspar.
Serão apresentados esses dois trabalhos que estão sendo realizados no município de São José dos Pinhais, além das ações que o Programa e Projetos de Extensão Universitária atuam.
No dia 25 de maio, na Praça Central de Guaratuba, em conjunto com as ações desenvolvidas pela ICMBio, serão apresentadas as ações do Programa de Extensão Agroecologia e Movimento e também será feito algumas oficinas: PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais; Minhocário Caseiro, Vasos por capilaridade, Tintas naturais.
O PPPEA é o Projeto Político Pedagógico Mediado pela Educação Ambiental para as Unidades de conservação (UCs) do Território. Ele será finalizado agora em maio, após dois anos de construção coletiva. Nele também são listadas as ações de educação, sensibilização e informação ambiental que ocorreram ou ocorrem no Território da APA de Guaratuba.
Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.
Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.