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UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Licenciandas da UFPR apresentam trabalhos premiados no IX Encontro Nacional de Licenciaturas

Duas estudantes de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentaram seus trabalhos premiados durante o IX Encontro Nacional de Licenciaturas (Enalic), organizado pelo Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica (Forpibid), que foi concluído nesta sexta-feira (8) em Lajeado (RS).

O evento reúne bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes). Além do Enalic, são realizados simultaneamente o VIII Seminário Nacional do Pibid e o III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica.

Comitiva da UFPR no IX Enalic, em Lajeado (RS), contou com 30 estudantes de licenciatura. Foto: Prograd/UFPR/Divulgação

Cerca de 3 mil trabalhos estavam inscritos, entre comunicações científicas e relatos de experiência. Os subprojetos do PRP e do Pibid da UFPR tiveram mais de 20 trabalhos aprovados.

Biologia e química

Uma das autoras destacadas foi Melissa Estevam, aluna do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e residente vinculada ao subprojeto do PRP UFPR Biologia, que é coordenado pela professora Patricia Barbosa Pereira, do Setor de Educação da UFPR.

Melissa apresentou o relato de experiência “Transformando saberes em ações: Pibid e PRP como pilares da minha jornada educacional na formação docente”.

“Esse painel busca expressar o impacto profundo que esses programas tiveram na minha formação. Pude testemunhar a importância vital de traduzir conhecimento teórico em ações práticas”, explicou à Prograd.

Outra estudante premiada foi Talita Cividini, autora principal do trabalho elaborado em conjunto com mais duas alunas, Louize Sangreman Batista e Bruna Menon.

Todas são alunas do curso de Química da UFPR e pibidianas vinculadas ao subprojeto do Pibid/UFPR Química, sob responsabilidade do professor Everton Bedin, do Departamento de Química.

No trabalho “Aplicação da dicumba: análise comparativa entre a metodologia e as ideias de Paulo Freire”, o trio aproxima Paulo Freire do ensino de ciências, demonstrando como o movimento dialético da Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) se relaciona aos pressupostos da educação libertadora, com desenvolvimento do pensamento crítico.

O estudo foi realizado com base na experiência em uma escola estadual de ensino médio de Curitiba.

Comitiva

Trinta estudantes de licenciaturas da UFPR formaram a comitiva que participou do Enalic, sob coordenação da professora Karen Franklin, do Setor de Educação, responsável pelo Pibid Pedagogia na UFPR.

Com o tema “Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais”, o Enalic reuniu estudantes, coordenadores, professores de ensino superior e da educação básica.

O Pibid e o PRP são programas financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que atuam pelo incremento da formação de professores por meio de experiências práticas em escolas ainda na graduação.

Com informações da Prograd

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