Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR passa a ofertar curso de Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados

A partir de 2024, o bacharelado em Estatística e Ciência de Dados passa a fazer parte do grupo de cursos ofertados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A formação universitária foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFPR (Coun) e, em última instância, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A previsão é que os novos egressos estejam formados até o final de 2025. Serão 66 vagas ofertadas pelo vestibular da UFPR, com duração de oito semestres.

O novo curso é uma reformulação da graduação em Estatística da UFPR. Durante o período de 2021 e 2022 o Colegiado do Curso de Estatística propôs uma reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o qual agora evidencia ainda mais temáticas recentes em Ciência de Dados. Além do núcleo básico de Estatística, o novo bacharelado envolve uma formação ainda mais computacional e vinculada a projetos de extensão em Estatística e Ciência de Dados.

A nova grade está oficializada desde 2022. Os ingressantes a partir desse ano poderão escolher ser diplomados em “Estatística” ou em “Estatística e Ciência de Dados”. De 2025 em diante, os novos alunos serão diplomados com a titulação no novo curso.

A graduação também terá novas disciplinas obrigatórias. São elas: “Estatística e Sociedade”, “Visualização de Dados Aplicada”, “SQL para Ciência de Dados”, “Aprendizado Supervisionado” e “Aprendizado Não Supervisionado”. Também haverá novas disciplinas optativas e temáticas como “Mineração de Textos”, “Inteligência Artificial”, “Mineração de Dados Massivos” e “Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios”.

De acordo com o colegiado do novo curso, o bacharelado vai funcionar como um aprimoramento, modernização e atualização da atual formação. “O bacharelado em Estatística e Ciência de Dados oferece uma sólida formação em Estatística, acompanhada de uma base computacional forte, no sentido de entender e utilizar as diversas ferramentas e métodos que podem ser aplicados em análise de dados”, afirma.

Segundo o colegiado, as expectativas são de que os egressos sejam ainda mais capazes de trabalhar com dados complexos e vindos de diferentes fontes. “Esperamos atrair candidatos que pretendem ter uma formação de excelência em Estatística e Ciência de Dados e tornarem-se os profissionais mais procurados por muitas instituições, públicas ou privadas, de pesquisa ou de mercado”, diz.

Foto de destaque: Imagem criada via Inteligência Artificial Microsoft Bing.

Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Bruna Soares

Sugestões

Vice-reitora da UFPR participa de evento em prol da saúde mental materna
No próximo sábado, 11, às 14h, na Ópera de Arame, a vice-Reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, estará...
Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota...
Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...