A abertura da Summer School 2023 [Escola de Verão 2023] reuniu pesquisadores do Brasil e da Alemanha na manhã desta quarta-feira (13), no Centro Politécnico. O evento celebra o recente acordo de cooperação internacional entre a Universidade Federal do Paraná e a TH Rosenheim – Universidade de Ciências Aplicadas de Rosenheim, da Alemanha.
De acordo com a coordenadora da atividade e docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR, Karen Juliana do Amaral, o Brasil enfrenta vários desafios na área envolvendo o novo marco legal do saneamento. “A nova legislação traz índices que devem ser alcançados pelo Brasil e que já foram atingidos por países europeus. A Alemanha hoje trabalha com outras propostas, por exemplo, para questões de mudanças climáticas associadas a soluções baseadas na natureza dentro dos centros urbanos”, explica.
Para a representante da THRO, Daniela Neuffer, é necessário unir esforços para resolver os desafios dos recursos hídricos. “O Brasil tem muita água, mesmo assim ainda enfrenta racionamento. Somos um país muito menor [Alemanha], com eventos extremos, chuvas fortes e seca. Precisamos trabalhar juntos para resolver esses problemas”, avalia.
Ofertada como evento híbrido, a programação tem a participação de professores e estudantes de universidades alemãs e brasileiras. O evento possui fomento do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD), com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Paraná.
Além das docentes Karen e Daniela, também participaram da abertura da atividade a vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzon de Muniz; o pró-reitor de Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça e o diretor do Setor de Tecnologia, Luiz Fernando de Lima.
A Escola de Verão segue até dia 20 de setembro com uma visita técnica aos Mananciais da Serra e ETA Iguaçu Miringuava.
Cooperação Internacional
O acordo de cooperação internacional envolve além da realização de ações e pesquisas em conjunto, o intercâmbio entre as instituições parceiras.
“Internacionalizar é interessante para os alunos, uma oportunidade de conhecer o que se faz na Alemanha, uma outra cultura, desenvolver pesquisas que possam ser aplicadas e continuadas aqui”, afirma a docente Karen.
A vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzon de Muniz, destaca que o evento estreita cada vez mais os vínculos entre as universidades dos dois países. “Essa relação com a Alemanha vem de muitos anos, em diversos programas de pós-graduação da UFPR. O Summer School permite relacionar as diferentes culturas e conhecimentos, cada vez mais temos que trabalhar em rede”.
Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou, nesta quinta-feira (19), 112 anos de sua fundação, ocorrida em 1912. […]