Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove o teste do pezinho em Angola

A UFPR acaba de fechar uma parceria com o Ministério da Saúde de Angola, com a interveniência do Ministério da Saúde do Brasil, para ofertar o Curso de “Triagem Neonatal: Teste do Pezinho” para 200 profissionais angolanos.

Foto: Acervo UFPR

Esta união com os profissionais angolanos é resultado da Cooperação Brasil-Angola dentro do projeto “Apoio à Implementação e Gestão de Medidas para Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme em Angola”. O desenvolvimento do curso foi por meio de uma parceria entre a Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde do Governo Federal, a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) e a UFPR. Uma parceria que permitiu desenvolver o curso em uma proposta inovadora para a educação de adultos (andragogia).

Desde fevereiro de 2023 vem sendo feito uma oferta para 1279 profissionais do SUS envolvidos na triagem neonatal no território nacional. E para esse momento, o curso promovido pela universidade teve a contribuição de 16 especialistas, a maioria da FEPE e da UFPR, na elaboração do conteúdo e ainda outros 15 profissionais especializados no desenvolvimento institucional para EAD. Uma modalidade que conta com o apoio de facilitadores online para cada 200 cursistas.

De acordo com Rogerio Andrade Mulinari, professor titular do departamento de Clínica Médica e coordenador geral do projeto, a demanda do Ministério da Saúde no Brasil foi devido à necessidade de capacitar os profissionais do SUS nos 26 estados e Distrito Federal. “O Paraná é o modelo de aplicação do teste do pezinho e a FEPE é conhecida nacionalmente pela excelência”. O teste do pezinho no Brasil detecta outras sete doenças além da anemia falciforme. “Esta forma de anemia é muito prevalente – comum, na população africana”, conclui.

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

Estima-se que 20% da população angolana é portadora e 2% é afetada pela doença e a área de saúde está entre as mais importantes cooperações entre Brasil e Angola, uma iniciativa que tem como objetivo salvar vidas.

Os cursistas angolanos serão selecionados pelas instituições do Governo de Angola: Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Sangue e pelo Instituto Hematológico Pediátrico Dra. Victoria Do Espírito Santo, com previsão de iniciar a turma de Angola entre maio e junho remotamente.

“A Cooperação com Angola é recente e o Ministério da Saúde do Brasil nos consultou se aceitaríamos oferecer o Curso da UFPR aos profissionais de Angola, de modo a abordar a Anemia Falciforme, um problema frequente na população de origem africana e para isso, faremos ajustes no curso visando atender as especificidades de Angola”, disse o professor Rogerio Andrade Mulinari.

Trilha de aprendizagem. Foto: Acervo UFPR

Durante o encontro virtual, os representantes da Angola puderam conhecer mais sobre a supervisão pedagógica do curso que está sendo feita na UFPR pela professora Marineli Joaquim Méier e a pedagoga Nathalia Savione Machado, das estruturadoras de conteúdo Professora Regina Paula Guimarães Vieira Cavalcante da Silva e Farmaceutica Mousseline Torquato Domingos (FEPE), com supervisão de TIC do professor Henrique Oliveira e Silva (UTFPR) e com apoio do Prof. Celso Yoshikazu Ishida na supervisão do ambiente virtual de aprendizagem.

Foto de destaque: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

Sugestões

Vice-reitora da UFPR participa de evento em prol da saúde mental materna
No próximo sábado, 11, às 14h, na Ópera de Arame, a vice-Reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, estará...
Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota...
Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...