Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR seleciona voluntárias para pesquisa clínica sobre fibromialgia

Atualização, 29 de setembro – em razão da alta procura, o Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia informa que não mais vagas para participação no projeto neste momento.

Um estudo conduzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a empresa Ecco Fibras, avaliará os efeitos do uso da laserterapia no tratamento da dor crônica em pacientes com fibromialgia. Para isso, a equipe coordenada pela professora Raciele Ivandra Guarda Korelo, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia, seleciona 60 mulheres, de 18 a 60 anos, com o diagnóstico da doença. Elas passarão por avaliações e intervenções com ou sem o uso da técnica conhecida como Irradiação Intravascular de Sangue a Laser Modificada (mILIB, em inglês). 

Estudantes de Fisioterapia e docente responsável com os equipamentos cedidos pela Ecco Fibras

Participam do estudo as estudantes Anna Carolina A. dos Santos; Caroline Padilha; Stephanie N. Lenz e Taisy A. de Melo, com orientação de Raciele e do professor Eduardo Paiva, do Departamento de Clínica Médica da UFPR. 

Raciele explica que a técnica age no sistema circulatório e imunológico, aumentando a circulação, o aporte de oxigênio, de nutrientes, combatendo radicais livres que aceleram o envelhecimento e o aparecimento de doenças, entre outros benefícios. “Seu uso é difundido na prática clínica para o tratamento da dor crônica, porém com poucas pesquisas no caso de pacientes com fibromialgia”. A Ecco Fibras forneceu quatro aparelhos portáteis e vestíveis desenvolvidos para a laserterapia.  

O Ecco ILIB Plus é o primeiro equipamento portátil e vestível desenvolvido para laserterapia sistêmica do mercado

O estudo terá início nos próximos dias. As participantes passarão por avaliação terapêutica com algometria (para medição de dor) e responderão questionários sobre aspectos relacionados à dor, funcionalidade, depressão, ansiedade e qualidade de vida.  

Depois, elas serão divididas em dois grupos, que passarão por oito intervenções de educação em saúde associadas à aplicação da mILIB real ou placebo. Novas avaliações ocorrerão imediatamente após as aplicações e depois de um mês do término da intervenção. Todas as atividades ocorrerão no Campus Botânico da UFPR (Rua Coração de Maria, 92). 

Alunos da disciplina de Recursos Termofoterapêuticos manuseando o equipamento e simulando aplicação real. Fotos: Arquivo pessoal

A coordenadora do estudo explica que a parceria proporciona o acesso a diferentes tecnologias disponíveis para o tratamento da dor crônica. “O mercado atual está repleto de inovações e acompanhá-las é cada vez mais desafiador. O objetivo é sensibilizar os discentes para incorporarem as novas tecnologias na prática clínica, baseada em evidências científicas”, ressalta. 

A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética do Setor de Ciências da Saúde. As interessadas em participar podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail: ilibfibromialgia@gmail.com 

Por João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...