A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou na última sexta-feira (17) uma Portaria que regulamenta as colações de grau antecipadas de caráter excepcional, de alunos matriculados no último período dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. As colações de grau foram flexibilizadas para esses cursos devido à necessidade de mais profissionais da área da saúde para o enfrentamento da emergência de saúde pública causada pela pandemia da Covid-19.
A medida abrevia a duração dos cursos, em caráter excepcional, em atenção à Medida Provisória nº 934/2020 e à Portaria nº 374/2020 do Ministério da Educação (MEC). Segundo a Portaria, compete ao aluno, de forma espontânea e voluntária, optar por solicitar ou não sua colação de grau de forma antecipada à respectiva coordenação de curso. Caberá às coordenações dos cursos realizar a chamada dos estudantes, estipular prazos para a manifestação de interesse na colação antecipada, recolher, verificar e encaminhar os procedimentos ordinários de formatura sem solenidade para os interessados.
Têm direito a pleitear a colação de grau antecipada os alunos do curso de graduação em Medicina que tiverem cumprido 75% da carga horária do internato médico e os alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que tiverem cumprido 75% da carga horária de estágio curricular obrigatório.
Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou, nesta quinta-feira (19), 112 anos de sua fundação, ocorrida em 1912. […]
Maioria dos cursos de graduação entra em recesso na próxima segunda-feira (23), com retorno de aulas a partir de 10 de março de 2025.