Imagem Padrão

Equipe do Cenacid inicia avaliação do desastre causado por rompimento de barragem em Brumadinho (MG)

29 janeiro, 2019
14:39
Por Leonardo Bettinelli
Ciência e Tecnologia

Pesquisadores do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) estão no município de Brumadinho-MG para avaliar o acidente envolvendo o rompimento da barragem de rejeitos. O professor da UFPR e líder do grupo, Renato Lima, o professor da Unicamp, Jefferson Picanço, e a geóloga da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, Fabiane Acordes, visitaram o depósito de fluxos na manhã desta terça-feira (29).

De acordo com os geólogos do Cenacid, o depósito possui material originado pelo próprio rejeito da barragem de mineração, com alto poder erosivo. O grupo analisa, neste momento, como o fluxo se distribuiu e coleta amostras da lama-rejeito para estudos.

Equipe do Cenacid inicia atividades em Brumadinho (MG). Divulgação: Cenacid

A quarta integrante da equipe, Aline Freitas, diretora do serviço geológico do Rio de Janeiro, acompanha as atividades na base de operações dos órgãos federais e Defesa Civil. Há centros de operação dos órgãos especializados, além de uma central para atendimento da população.

Os pesquisadores chegaram ao local na noite de segunda-feira (28) e iniciaram o contato com as equipes que atuam na força-tarefa. O grupo também conversou com moradores afetados. Cerca de 270 pessoas continuam desaparecidas e 65 mortes foram confirmadas.

O relatório de missão, com todas as informações do caso, será registrado no software especializado VICON-desastres, desenvolvido pelo próprio Cenacid.

Sobrevoo da área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG). Foto: Isac Nóbrega/PR-Agência Brasil, 26/1/2019

Sobre o Cenacid

O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nimad) da UFPR. O objetivo do Cenacid é proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.

Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem, voluntariamente, a contribuição científica em caso de desastres.

Com experiências em desastres em todo o mundo, o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Lima, integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres. O docente já integrou a equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.

Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela atuação na resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.

Sugestões

16 julho, 2024

Segundo cientista social que pesquisou cobertura da Folha de São Paulo, discurso para justificar política de repressão tinha jovens e pobres como alvos

15 julho, 2024

A abertura de disciplinas isoladas para o segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade […]

15 julho, 2024

Guilherme Pinheiro e Amanda Hashimoto inscreveram no Aerogel Architecture Award 2024 um plano de transformação do sobrado histórico abandonado no Centro de Curitiba

11 julho, 2024

Doze calouros da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de […]