Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Prazo para pedir isenção de taxa de inscrição no Vestibular da UFPR vai até 10 de julho

Candidatos que não possuem condições financeiras para pagar a taxa de inscrição no Vestibular Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2025 têm até o dia 10 de julho para solicitar isenção desse pagamento. Podem pedir isenção candidatos que se enquadrem em uma das seguintes situações: a) estejam inscritos no Cadastro Único do governo federal ou b) tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e, ao mesmo tempo, comprovem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo.

Para pedir isenção, é preciso que o candidato conclua primeiro o processo de inscrição no vestibular. Só depois é que deve acessar o link de solicitação de isenção. Todo o processo deve ser realizado no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).

Para os demais candidatos, o prazo para inscrição no vestibular vai até o dia 22 de agosto e a taxa é de R$ 195,00. Candidatos que pedirem isenção de taxa devem consultar no site do NC/UFPR, no dia 19 de julho, a relação de pedidos deferidos. Será possível recorrer do resultado, mas se ao final o pedido de isenção continuar indeferido, será possível pagar a taxa de inscrição até 23 de agosto.

Vagas e cotas

Para 2025, a UFPR oferece 5.278 vagas em 124 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Do total de vagas, no mínimo 50% são destinados para estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas (o percentual varia conforme o curso). Dentro dessa reserva há cotas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas, pessoas com deficiência e, a partir deste ano, também para quilombolas – categoria incluída a partir da revisão da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012, no ano passado. (Clique aqui para assistir a um vídeo explicativo sobre o sistema de cotas.)

Para a categoria renda, o limite foi alterado, também durante a revisão da Lei de Cotas. Agora, o máximo admitido para concorrer nessa categoria é um salário mínimo mensal por pessoa da família (até o ano passado, o limite era de 1,5 salário mínimo).

Os candidatos a vagas de cotas precisam passar por bancas de validação de autodeclaração. Para pretos e pardos, a banca consiste em entrevista por vídeoconferência. Para as demais categorias, a banca é documental, ou seja, os candidatos devem enviar documentos que comprovem a condição declarada no momento da inscrição.

A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, para a qual qualquer candidato pode se inscrever, desde que comprove sua condição de pessoa com deficiência.

Provas

A prova da primeira fase do Vestibular UFPR 2025 está agendada para o dia 20 de outubro, às 14 horas. Serão 90 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de

Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e Sociologia. O programa oficial de prova está disponível no site do NC/UFPR.

A segunda fase consistirá em uma prova de Produção e Compreensão de Textos, marcada para o dia 1º de dezembro, às 14 horas, para todos os candidatos convocados para essa fase. No dia 2 de dezembro, às 14 horas, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, apenas para os candidatos inscritos para cursos que têm essa exigência. No mesmo dia, às 10h30, acontece a Prova Teórica Objetiva para os candidatos ao curso de Música.

A divulgação do resultado final do Vestibular 2025 está prevista para o dia 17 de janeiro de 2025. Todas as informações sobre o Vestibular 2025 estão disponíveis no edital, que pode ser acessado aqui. O edital também está disponível em Libras. Junto com o edital, o NC/UFPR publicou o Guia do Candidato, que reúne as informações sobre o processo de inscrição de forma bem simplificada, para auxiliar os candidatos.

PRINCIPAIS DATAS DO VESTIBULAR 2025

Período de inscrições: 29 de maio a 22 de agosto
Último dia para pedir isenção de taxa: 10 de julho
Último dia para pagar a taxa de inscrição: 23 de agosto
Período para solicitar atendimento especializado nos dias de prova: 29 de maio a 22 de agosto
Período para solicitar uso de nome social: 29 de maio a 23 de agosto
Período para envio de documentação de quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência: 29 de maio a 22 de agosto
Prazo final para alteração de inscrição: 27 de agosto
Convocação para a banca de validação para pretos e pardos: 16 de setembro
Bancas de validação para pretos e pardos: 23 de setembro a 4 de outubro
Prova da primeira fase: 20 de outubro
Provas da segunda fase: 1º e 2 de dezembro.

Para saber mais e acompanhar todas as novidades, siga @vestibaufpr no Instagram e no Facebook.

Com informaçãoes do NC/UFPR

Imagem de destaque: Freepik

Sugestões

Professor da UFPR recebe nomeação para o comitê de liberdade sindical da  OIT
Neste último final de semana, no dia 14 de junho, o professor Sandro Lunard da Universidade Federal do...
Evento Saúde Mental e Trabalho: diretrizes para a construção de uma política pública
Nos dias 13 e  14 de junho foi realizado o Evento Saúde Mental e Trabalho: diretrizes para a construção...
Alunos de Design apresentam trabalho no Chile
Os estudantes estiveram na Universidade de Valparaíso para apresentar sobre design e mobilidade urbana. Durante...
Projeto de Extensão do Curso de Medicina da UFPR realiza cirurgias em Guaraqueçaba
O projeto conhecido como Cirurgilhas visa proporcionar acesso a cirurgias ambulatoriais para a população...