Com as primeiras inscrições de alunos, foi lançada na manhã desta segunda-feira, dia 28, a Universidade Aberta da Maturidade da UFPR. Voltado a pessoas com mais de 55 anos, este projeto de extensão oferecerá atividades variadas que vão de cursos e oficinas até visitas coordenadas e palestras. Os temas abordados envolvem Direito e Saúde do Idoso, Inclusão Digital, Atividades Corporais, Meio Ambiente, Gerontologia entre outros, mas as atividades a serem desenvolvidas serão escolhidas pelas próprias turmas, de forma a contemplar os interesses dos participantes. As ações serão desenvolvidas em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa, sediada em Curitiba, e com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Em 2012, as atividades serão de junho a novembro.
Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, a ideia da Universidade Aberta da Maturidade nasceu em 2011, quando ele conheceu um projeto semelhante durante a reunião da Andifes realizada em Palmas, Tocantins. A partir de então, uma equipe liderada pela pró-reitora de Extensão e Cultura Elenice Matos Novak, e pela professora Maria Emília von der Heyde, estudou vários projetos para chegar a um modelo próprio, com o perfil da UFPR e do público paranaense. “Já somos uma universidade de inclusão. Temos vagas para afrodescendentes, para estudantes de escolas públicas, para indígenas e para portadores de necessidades especiais. Faltava dar o acolhimento aos idosos”, disse ele. O reitor também observou a necessidade de contar com parceiros locais que tenham já experiência em trabalhar com a questão da terceira idade.
A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Terezinha Tortelli, parabenizou pela iniciativa que poderá também dar capacitação aos voluntários da pastoral, os quais atendem cerca de 200 mil pessoas em todo país e em Curitiba cerca de duas mil. “Vivemos um momento histórico no país. Pela primeira vez, o número de pessoas com mais de 60 anos é maior do que o de pessoas de zero a seis anos”, ressaltou, destacando a importância de preparar o pessoal para trabalhar com esse público.
A intensa troca de experiências entre professores, estudantes e os participantes do projeto será um dos pontos altos da Universidade Aberta da Maturidade, na opinião da professora Maria Emília von der Heyde, coordenadora do projeto. “Para docentes, será hora de repensar os currículos de graduação. Para os estudantes, momento de aprender com a maturidade e de vislumbrar novas área de atuação. Para os idosos, a oportunidade de desenvolvimento cultural e social, valorizando a qualidade de vida”, resumiu.
Pessoas com mais de 55 anos interessadas em participar das atividades podem se inscrever na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, localizada no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, até o dia 10 de junho em horário comercial. As inscrições, bem como as atividades, são gratuitas. Para mais informações sobre o projeto, basta ligar para 3310-2601.
Veja a reportagem da UFPR TV:
http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=21831852
Veja mais fotos aqui.
Nos dias 4 e 5 de abril, o Programa Cirurgilhas coordenado pela professora Silvania Klug Pimentel do Departamento […]
Em entrevista, professor do Setor de Educação da UFPR e coordenador do Laboratório Interagir pontua o papel das […]
Projeto do Departamento de Nutrição quer avaliar aplicativos que fazem estimativas de ingestão de nutrientes Pesquisadores do Grupo […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta profundamente as vidas perdidas devido ao acidente com um ônibus que […]