Imagem Padrão

UFPR contrata Empresa Júnior de Engenharia Civil para projetar reforma estrutural de prédio do Setor Palotina

23 maio, 2018
14:27
Por Leonardo Bettinelli
UFPR

Formada por alunos de curso superior, uma empresa júnior presta serviços e desenvolve trabalhos para outras empresas de sua área, sob a supervisão de professores especializados. Essa aproximação entre a academia e o mercado de trabalho levou a empresa júnior Alcance Engenharia a atuar dentro da própria Universidade Federal do Paraná. A empresa do curso de Engenharia Civil foi contratada para executar o projeto de reforma das fundações de um prédio do Setor Palotina. O contrato foi assinado na sexta-feira (18).

O edifício abrigava um antigo seminário e pertence à UFPR desde 2009. A Superintendência de Infraestrutura da UFPR (Suinfra) pretendia realizar uma reforma no espaço em 2017, quando identificou problemas estruturais.

“O prédio apresenta sinais severos de deterioração e a situação pode se agravar. Por isso realizamos o processo emergencial de contratação, no qual a empresa júnior da UFPR foi selecionada”, afirma o superintendente de Infraestrutura da UFPR, Sérgio Braga. “Agora vamos adequar a estrutura e posteriormente iniciaremos a reforma”.

A obra passará por uma reforma de fundação – estruturas que transmitem as cargas do edifício para o solo. “Vamos refazer a fundação. Será necessário escorar o prédio para sustentação e construção de uma nova base. Nós, alunos, executaremos o projeto, sob supervisão do professor Mauro Lacerda”, explica Cesar Knoeller Marconi, presidente da empresa júnior e estudante do quarto ano de Engenharia Civil.

O prédio do antigo seminário está entre os mais antigos do município de Palotina. A estrutura já abrigou salas de aula, laboratórios, gabinete de professores e biblioteca.

“Os estudantes da empresa júnior estão empolgados. Esse projeto vai representar uma experiência importante, pois trata-se da recuperação de um edifício histórico de Palotina”, destaca o professor Sérgio.

Após concluído, o projeto será anexado ao pedido que deverá autorizar a licitação da reforma do prédio. A iniciativa incentiva e valoriza o empenho dos estudantes da instituição.

“O projeto será benéfico para nós e para a UFPR. É uma maneira de retribuirmos todo o ensino e estrutura que temos aqui dentro. Vamos aprender e nos desenvolver por meio da prestação de serviço”, diz o estudante Cesar.

Prédio do antigo seminário pertence à UFPR desde 2009. Foto: Samira Chami Neves.

 

Empresa Júnior Alcance Engenharia

A empresa júnior Alcance Engenharia é formada por 31 estudantes do curso de Engenharia Civil da UFPR, que procuram desenvolver habilidades técnicas pela vivência empresarial.

Os futuros profissionais recebem orientação dos docentes de cada área para realização dos projetos.

Sugestões

02 abril, 2025

O manual reúne 37 especialistas para suprir métodos qualitativos na Ciência Política brasileira. O “Manual de Introdução às […]

02 abril, 2025

UFPR oferece vagas para migrantes refugiados, solicitantes de refúgio e portadores de visto humanitário, com inscrições gratuitas e […]

02 abril, 2025

Segundo a Proad, o objetivo é permitir o acompanhamento das despesas da instituição por meio de painel interativo […]

02 abril, 2025

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná recebe inscrições para o Pré-Vestibular Comunitário (Prevec) nas modalidades presencial […]

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.