Imagem Padrão

Comissão do processo estatuinte toma posse

03 abril, 2012
17:20
Por
36 Visualizações

Instalação da Comissão da Estatuinte ─ foto Rodrigo Juste Duarte

Iniciar o processo de reflexão sobre a Universidade Federal do Paraná que se quer para os próximos 100 anos. Esse é o desafio da comissão preparatória do processo estatuinte que tomou posse nesta segunda-feira (03).

Sob a presidência da pró-reitora de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko, a comissão formada por Eva Cristina Rodrigues Avelar Dalmolin e Marcos Antônio Marino, decanos dos conselhos da universidade, Luiz Allan Künzle, (APUFPR), Maurício de Souza (Sinditest), Rafael Luis Takahashi (DCE) e Marlei Fernandes de Carvalho (APP) terá como principal atribuição desencadear o movimento de reflexão sobre a reformulação do estatuto e do regimento da UFPR.

A comissão vai coordenar as ações de reflexão sobre a Universidade, através de seminários, palestras, oficinas e pesquisas. Em outubro, a comissão deve apresentar proposta ao Conselho Universitário para a organização do Congresso Estatuinte, que será realizado em 2013. Maria Amélia acredita que o trabalho da comissão estatuinte para mobilizar a comunidade será um grande desafio, mas também trará crescimento e aperfeiçoamento para todos. Explica que o desejo de atualização é antigo, pois os estatutos e regimentos ainda não dão conta de todas as demandas e mudanças por que passam a sociedade e a universidade. ‘É um momento bastante profícuo de reflexão. Vamos olhar para o futuro da Universidade que completa 100 anos”, finaliza Maria Amélia.

Instalação da Comissão da Estatuinte - Foto Rodrigo Juste Duarte

A necessidade de modificar o estatuto e o regimento da UFPR sempre foi discutida, apesar de nenhum movimento concreto ter sido realizado. A instalação de uma comissão estatuinte imediata foi um dos pontos da pauta local da greve dos docentes, em 2011. Na negociação da greve, a Administração decidiu que este seria o momento de instituir a comissão e começar a reflexão para o Congresso Estatuinte. “É uma alegria finalmente instalar a comissão estatuinte que vai pesquisar experiências, visões teóricas de qual é o processo mais adequado para a universidade. No novo centenário, será a reenergização da UFPR”, diz o reitor Zaki Akel Sobrinho.

“Mais do que um processo de discussão, que este seja um processo harmônico, sinérgico e representativo. Um processo de reolhar e fazer adequações, discutindo temas atuais, ainda que espinhosos e difíceis”, comenta o reitor. Explica que a indicação dos membros da comissão levou em consideração a experiência dos decanos dos conselhos, a indicação das bases, que vão reverberar o desejo dos coletivos, e o olhar da sociedade. “Vamos pensar que universidade a sociedade precisa que nos tornemos, quais os anseios e expectativas do povo do Paraná”, completa Akel.

Para o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari, a comissão vai traduzir o regramento para que o processo estatuinte seja revestido de transparência. “Vamos forjar uma universidade contemporânea, adequada e viva, desenhando a universidade do próximo centenário, com toda a experiência do primeiro centenário”, finaliza Mulinari.

Sugestões

04 fevereiro, 2025

O Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR) publicou, nesta terça-feira (4), a relação definitiva dos candidatos aprovados no […]

03 fevereiro, 2025

Convocados e convocadas precisam garantir esse encaminhamento para ocupar ou ter chance de ocupar uma das dez vagas na UFPR destinadas ao processo seletivo.

03 fevereiro, 2025

É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do servidor aposentado Samuel […]

31 janeiro, 2025

Os descontos são válidos em todo o catálogo para compras presenciais  Após um período de recesso, as livrarias […]