Os 23 integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná se reuniram nesta sexta-feira (29) e decidiram acatar o pedido de suspensão do calendário deste semestre a partir de hoje. Segundo a proposta, que teve treze votos favoráveis, as datas letivas do calendário acadêmico serão suspensas, exceto as atividades formativas da Universidade, tais como o Festival de Inverno e a Feira de Cursos e Profissões, que continuam normalmente.
Foram declaradas excepcionalidades, uma delas a realização de exames finais das disciplinas que não pararam durante a greve. “A suspensão garante o direito de quem quis fazer greve e de quem não aderiu ao movimento. Por isso, os exames finais ocorrem nas datas estipuladas [2 a 7 de julho]”, declarou a Pró-Reitora de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko. Outra exceção fica para os alunos de Medicina: em vista da solicitação de alguns professores do Setor de Ciências da Saúde, o Conselho votou por permitir o estágio para os alunos do 12º período do curso. Porém, dependerá da coordenação e dos próprios alunos a efetividade da decisão tomada.
Em virtude dos programas de pós-graduação que continuam com suas datas para entregas de teses inalteradas, o Cepe aprovou uma solicitação para que as unidades do Sistema de Bibliotecas (SiBi), realizem atendimento aos usuários em forma de plantão, como é feito na Biblioteca do Setor de Ciências Humanas.
A reunião ocorreu num clima amistoso ouvindo as manifestações de todos os presentes. Para o Reitor Zaki Akel Sobrinho, a sensatez perdurou durante todo o encontro, mostrando o equílibrio e a ponderação do Conselho.
O calendário de reposição será discutido ao fim da paralisação. Nenhum aluno será prejudicado, levando em conta o respeito do Conselho à paralisação de todas as categorias. A data para o início do segundo semestre também será estipulada após a reposição.
Veja no site da Secretaria dos Orgãos Colegiados as resoluções 20/12 e 21/12 do Cepe: http://www.ufpr.br/soc/
Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes
Estudo conjunto entre UFPR, UFMT e UFSC aponta impactos negativos dos incêndios florestais ainda pouco considerados em políticas […]
A UFPR está fazendo uma campanha em escolas e nas redes sociais para que pessoas de baixa renda […]
Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina em 2/5; inscrições devem ser feitas, pelo site do […]
Edital da PROEC contempla 678 bolsas para programas e projetos com vigência em 2025 A Universidade Federal do […]