Imagem Padrão

Capela histórica da UFPR é reaberta à comunidade

08 agosto, 2014
18:28
Por
UFPR

Dom Rafael Biernaski celebra missa de reconsagração da Capela a Nossa Senhora do Carmo - FOTO: Ana Assunção

Após pouco mais de um ano de reformas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) entregou à comunidade um de seus espaços mais antigos e importantes dentro da história patrimonial do estado. A Capela Nossa Senhora do Carmo, parte do prédio da Reitoria desde sua fundação, em 1958, foi toda restaurada, seguindo projeto que priorizou retorno aos aspectos originais da obra. A cerimônia de reinauguração e dedicação do altar foi realizada na noite desta quinta-feira (07).

FOTO: Marcos Solivan

FOTO: Marcos Solivan

O evento reabriu as portas da Capela e mostrou um espaço mais amplo e renovado, incluindo intervenção em piso, pintura, bancos, genoflexórios, ambão, altar, iluminação, esquadrias, parte elétrica, sacristia, além de reforma dos banheiros para adequação às normas mais recentes de adaptabilidade a portadores de necessidades especiais. “Tivemos a preocupação em fazer um levantamento histórico detalhado e, para isso, contamos com acompanhamento da Coordenadoria de Patrimônio do Estado (CPE). Não só a parte interna, mas também a área externa recebeu atenção e voltou a suas características originais, ganhando de novo um jardim, até então encoberto por paralelepípedos”, explica o diretor de Infraestrutura da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU), Luiz Carlos da Silva.

O colorido iluminado dos 42 metros de vitral datado à década de 50 continua garantindo belos visuais. Restaurado, peça a peça, durante oitos meses de 2013, os vidros preservaram a arte que retrata momentos da via sacra e serve agora de fundo para o novo altar reposicionado. Justamente por essas mudanças e alterações estruturais, após reinauguração do espaço, a Capela foi reconsagrada a Nossa Senhora do Carmo, em missa celebrada pelo bispo e administrador arquidiocesano, Dom Rafael Biernaski.

A cerimônia, conhecida como “dedicação do altar”, foi realizada em tom solene, com a participação do Coral da Esperança interpretando cantos gregorianos do Ordinário da Missa Gregoriana de Angelis – dedicado a momentos especiais da Igreja Católica. “Este é um espaço que se reapropria de sua importância. É um local de encontro com Deus, de construção do diálogo que faz parte de nossa existência humana”, afirma Dom Rafael Biernaski.

Reitor Zaki Akel Sobrinho e Dom Rafael Biernaski descerraram placa de reinauguração - FOTO: Ana Assunção

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a Capela é aberta a todas as religiões, exercendo papel conciliador das diferenças e de difusão da fé. “Esta é umas das mais bonitas obras entregues pela Universidade à comunidade,

tanto por seu valor histórico quanto por seu sentido de paz. Esperamos que seja intensamente usada e acolha cada vez mais pessoas como um espaço ecumênico de reflexão e disseminação da fraternidade e da compreensão humana”, diz o reitor.

Programação

A Capela Nossa Senhora do Carmo já está aberta à comunidade. A partir da próxima semana, por exemplo, todas as noites de quinta-feira receberão as Oficinas de Oração e Vida – ação idealizada pelo frei Ignácio Larrañaga, sacerdote capuchinho. Ministradas na UFPR pelo guia Everton de Andrade, as oficinas pretendem contribuir para a qualidade de vida e auxiliar os participantes a encontrarem resiliência diante de situações adversas, por meio de exercícios de reflexões, meditações, silenciamentos, leitura da Bíblia e oração pessoal. A participação é aberta a todos, independentemente da religião que frequentem.

Mais informações: 3360-5179 (horário comercial / evertondeandrade@yahoo.com.br

 

Confira aqui como ficou o restauro da Capela Nossa Senhora do Carmo.

Sugestões

28 março, 2025

Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.

28 março, 2025

O Conselho Universitário (Coun) aprovou, nesta quarta-feira (26), uma nova forma de eleição dos representantes dos professores no […]

27 março, 2025

Versão da tradicional festa de aprovação no Vestibular da UFPR em Curitiba foi realizada este ano no Campus Toledo para a comunidade acadêmica receber a nova turma de Medicina.

27 março, 2025

XXXVI Sepe está agendada para ocorrer no Campus Rebouças, em Curitiba, entre os dias 26 e 31 de maio.