Veterinária da UFPR leva nova edição do Projeto Carroceiros a São José dos Pinhais neste sábado, 31

O cadastramento permitirá um melhor conhecimento da realidade local, com uma amostragem representativa da população de eqüídeos possibilitando a realização de novas pesquisas e levantamentos. Além disso, também serão desenvolvidas ações de assistência e educação aos carroceiros do Município, começando neste sábado com a apresentação de palestras sobre guarda responsável de eqüideos.

Nos questionários, os proprietários responderão a perguntas referentes a condições de trabalho, higiene, alimentação e controle parasitológico. Além de submeterem seus animais a um exame físico, coleta de sangue, fezes e carrapatos para análises.

Todas as orientações serão fornecidas pelos próprios alunos da instituição, através de palestras e manuais de bem-estar animal, nutrição e cuidados com o casco, em conjunto com professores qualificados.

SOBRE OS CAVALOS CARROCEIROS – Sendo o cavalo uma fauna sinantrópica reemergente, é fundamental que se adotem estratégias de prevenção ao aparecimento de zoonoses (doenças transmitidas entre o homem e os animais). Dentre as principais, potencialmente transmitidas pelo cavalo, estão a raiva, a leptospirose, a febre maculosa e a doença de Lyme ou borreliose, estas duas últimas transmitidas pelo carrapato do cavalo. Existem ainda outras doenças como a rinopneumonite eqüina, o mormo e a brucelose. Apesar dos casos destas doenças serem relativamente raros na Região Metropolitana de Curitiba, não se pode descartar a presença de seus agentes etiológicos na população eqüina esperando por uma brecha no sistema imunológico do cavalo para causarem a doença e se multiplicarem.

Como os carroceiros percorrem grandes distâncias pela cidade, podem ainda transmitir doenças inerentes ao cavalo, as quais podem afetar populações controladas como as de jóquei, centros hípicos, regimentos de cavalaria, centros de treinamento e haras de nossa região. Nesse aspecto, destaca-se a anemia infecciosa, doença similar a AIDS humana, que causa uma imunodeficiência, cujo tratamento é ineficaz e o sacrifício obrigatório por ser facilmente transmitida a outros animais, seja via vetor (moscas picadoras) ou via instrumentos com sangue.

O projeto é coordenado pelos professores Ivan Deconto, da disciplina de Clínica de Eqüinos e Alexander Biondo da área de Zoonoses. Participarão diversos alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da UFPR.

SERVIÇO:

O QUE? – Atendimento mensal dos carroceiros e seus cavalos em São José dos Pinhais, com orientação nos cuidados dos animais, incluindo alimentação adequada, vermífugo, casqueamento, ferrageamento, curativos.

QUANDO? – dia 31 de maio, sábado

HORÁRIO? – a partir das 7h30min (SAÍDA NA FRENTE DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFPR, CAMPUS AGRÁRIAS)
ENDEREÇO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS? – Escola Cleonice Braga Fonseca, Bairro Jardim Jurema

DETALHES? – www.zoonoses.agrarias.ufpr.br