Garantidas vagas de professores para a Licenciatura em Polonês

Na audiência desta tarde de quarta-feira, dia 28 de maio, com o ministro da Educação Fernando Haddad, o reitor Carlos Moreira Júnior recebeu a confirmação das vagas adicionais necessárias para que a Universidade Federal do Paraná possa incluir no vestibular de 2009 o curso de Licenciatura em Polonês.

As vagas para concurso de professores nesta área estarão vinculadas ao projeto de ampliação do programa REUNI da UFPR, garantido para início de 2009.

Reunião – Participaram do encontro em Brasília entre o reitor e o ministro, o embaixador da Polônia no Brasil Jacek Junosza Kisielewski, a consulesa da Polônia em Curitiba Dorota Joanna Barys, o assessor de Relações Internacionais da UFPR professor Antonio Carlos Gondim.

Pelo MEC participaram da reunião o secretário da SESU Ronaldo Mota, a diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES Maria Ieda Costa Diniz e o assessor Internacional do Ministério da Educação Leonardo Barchini Rosa.

Importância – O embaixador da Polônia manifestou a importância da Universidade Federal do Paraná em criar o primeiro curso de licenciatura de Polonês da América Latina. Na ocasião, a consulesa da Polônia disse que havendo interesse da UFPR o Consulado poderá viabilizar com o Governo Polonês o envio de um professor leitor para participar do programa. O assessor de Relações Internacionais da UFPR ficou responsável por repassar a informação ao Setor de Ciências Humanas Letras e Artes (unidade à qual o curso está vinculado) e ponderou que os professores leitores têm prestado uma contribuição muito importante às atividades acadêmicas da Universidade. ‘Já temos o leitorado tradicional na área de alemão e em breve teremos também na de espanhol’, finalizou o assessor.

Reunião no MEC
Foto: MEC