Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular indígena registra 34,31% de faltantes

Foto: Rodrigo Juste Duarte

O segundo e último dia do XII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná transcorreu em clima de tranquilidade. Os candidatos enfrentaram as provas de redação e provas objetivas, com cinco horas de duração. Faltaram 117 dos 341 inscritos, um percentual de 34,31%, considerado normal pela média histórica nos vestibulares indígenas.

Os estudantes foram divididos em dez turmas no Bloco 5 das dependências da universidade Unibrasil. Uma estudante surda contou com intérprete de Libras e várias estudantes mães contaram com apoio de banca especial para amamentar seus bebês.

Os candidatos realizaram provas de Língua Portuguesa, redação e questões objetivas e de Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena (Guarani ou Caingangue), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Durante a quinta-feira (13), os candidatos passaram por prova oral. A partir da leitura de um texto e uma imagem, os candidatos foram avaliados na sua capacidade de dialogar sobre o tema proposto, interpretando e opinando sobre seu posicionamento e argumentações presentes, relacionando com sua tradição oral e com outras experiências. O valor da prova oral e da redação é de zero a 50 pontos cada. As provas objetivas, com cinco questões cada, também valem 50 pontos no total de cada uma, totalizando 400 pontos.

Candidatos para UFPR – Para as dez vagas disponibilizadas no processo pela UFPR, concorrem 32 indígenas. Contando com o apoio da Funai ou de recursos próprios, eles vieram de comunidades indígenas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraíba e do Amazonas.

Classificação – Os resultados serão publicados até o dia 11 de janeiro de 2013, no site do Núcleo de Concursos da UFPR http://www.nc.ufpr.br/ e nos sites das universidades envolvidas. A classificação dos candidatos será feita por opção de instituição escolhida e, a partir desse critério, por ordem descrescente dos escores obtidos pela somatória dos pontos obtidos em cada uma das provas.

Estudantes indígenas – A professora Laura Ceretta Moreira salientou a importância da inserção dos estudantes indígenas da UFPR no processo seletivo. Eles foram convidados a participar para que propiciassem um maior acolhimento aos candidatos. Alunos de vários cursos de graduação, eles atuaram como voluntários nos alojamentos, ajudando na organização das refeições, dormitórios e traslados. Falando em nome do grupo, Douglas Jacinto da Rosa, aluno do quinto período do curso de Gestão Ambiental, disse sentir-se honrado em participar: “Tentei inseri-los ao máximo, perguntando de seus anseios e ouvi falas que lembraram muito a mim mesmo, da época em que eu participei como candidato”, disse. Douglas relata que ouviu desses estudantes muita vontade de adquirir conhecimento para aplicar de forma positiva e adaptada à realidade das aldeias. Douglas afirma que na universidade seus anseios amadureceram, ganharam direcionamento. Pretende ser um profissional capaz de atuar nos espaços necessários à defesa das demandas indígenas.

Veja as fotos no Flickr!

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...