Uso do solo é tema do evento na UFPR

O encontro, que pretende discutir a utilização do solo no Paraná, reúne profissionais, pesquisadores e estudantes até o dia 6 de maio, no Anfiteatro do Setor de Ciências Agrárias. Segundo o coordenador do evento, professor Volnei Pauletti, os temas destacarão várias áreas de interesse como Agroecologia, critérios de adubação e calagem no Paraná, o uso de sensores na agricultura, deslizamentos, cemitérios, edificações e outros.

Durante a abertura da reunião, o reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou a importância da universidade de sediar pautas contemporâneas e centrais para a sociedade. ‘O alinhamento entre essas discussões e as ações práticas ajudam a transformar a realidade. É o nosso papel enquanto agentes de transformação’, lembrou o reitor. Na oportunidade, refletiu também sobre a soma de esforços para as propostas de soluções positivas e viáveis: ‘todos ganham, a universidade, a sociedade e o meio ambiente’.

Transversalidade ─ Representando o presidente da Itaipu Binacional Jorge Miguel Samek, o coordenador de Energias Renováveis, Cícero Bley, destacou o olhar social da empresa traduzido nas ações de responsabilidade social e ambiental. Falou ainda sobre os grandes desafios da agricultura de hoje, como o aumento do uso das florestas nos processos de geração de energia, a mobilização do solo, a integração entre lavoura e pecuária e demais tópicos.

O diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Eduardo Teixeira da Silva, explicou as futuras propostas para a Fazenda Experimental do Canguiri: ‘através de parcerias, a unidade poderá se transformar numa fazenda de bioenergia. Esta será mais uma das metas do setor que está caminhando para o centenário junto com a UFPR’, explicou o diretor. Ainda o presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Flávio Oliveira Camargo, abordou a necessidade do tratamento adequado do solo para o dia a dia e para as gerações futuras. ‘A reunião é uma forma de dar continuidade à reflexão e ao diagnóstico do conhecimento sobre a gestão de solos urbanos’, concluiu o presidente.

Pesquisa ─ O secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná Norberto Anacleto Ortigara, relembrou que 85 por cento da economia do Paraná está em torno da Agricultura, da Pecuária e das florestas. ‘Portanto, é de extrema importância o fortalecimento da pesquisa agrícola para garantir o plantio de florestas, a recuperação de áreas degradadas, a manutenção e a harmonia do sistema produtivo dos solos’, finalizou o secretário.

O reitor participou da abertura de enontro
Foto: Leonardo Bettinelli

Participantes do encontro