UFPR coordena debate sobre o Plano Nacional de Educação no Paraná

Foi dada a largada para uma ampla discussão na comunidade universitária paranaense sobre o Plano Nacional de Educação, projeto de lei apresentado pelo governo, que tramita no Congresso Nacional e que deverá nortear os caminhos da educação no País nos próximos dez anos. A UFPR coordenará os debates em todo Estado e contará com a colaboração das instituições federais e estaduais de ensino, as secretarias estaduais de Educação e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre outras, e para tanto, foi criado o Fórum Estadual da Educação/PR.

Até o final de junho serão realizados em todo o Paraná dez seminários para analisar e propor sugestões ao projeto de lei que está para ser votado pelos deputados federais e senadores. O relator é o deputado federal paranaense pelo PT Ângelo Vanhoni, a quem caberá a redação final com as emendas.

DISCUSSÕES EM TODO ESTADO
O encontro que criou o Fórum Estadual de Educação/PR foi na Reitoria da UFPR e contou com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior Alipio Santos Leal Neto, do reitor Zaki Akel Sobrinho, vice-reitor da UTFPR Paulo Barbosa, da diretora do Setor de Educação Andréia Caldas, Pró-Reitoria de Graduação da UFPR Maria Amélia Sabbag Zainko, além de representantes das universidades estaduais de Maringá, Londrina, Ponta Grossa. Integram ainda ao esforço de aprimorar do PNE a Secretaria Estadual de Educação e o ITFPR.

Já na reunião de criação do Fórum, na manhã de quinta-feira (05/05) ficou estabelecido um cronograma para os seminários, o de abertura das discussões e também de encerramento, quando definirão as propostas do Paraná para o PNE, em Curitiba. O primeiro dia, 16 de maio, na UTFPR e o último dia, 20 de junho, na UFPR. Dentro deste período serão realizados os encontros regionais, no Litoral e em Pato Branco, Cascavel, Londrina, Maringá, Guarapuava, Jacarezinho e Ponta Grossa. Os participantes também definiram a criação de dois comitês, um executivo e outro sistematizador dos fóruns para organizar as propostas.

De acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, a proposta é fazer um documento com as contribuições do Paraná para o novo plano de educação e, por isso, as universidades particulares também serão convidadas a se integrar no processo e dar opiniões. A análise parte das dez diretrizes principais do novo projeto. Uma das preocupações, segundo a pró-reitora de Graduação da UFPR, é com a qualidade do ensino. Os dirigentes universitários também têm muitas dúvidas sobre as formas de operação do novo plano para atingir os índices estabelecidos.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira