UFPR volta a oferecer cursos de especialização

A decisão foi anunciada na tarde de terça-feira (27/1) pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, que participou de uma reunião com o secretário de Controle Externo do TCU (Tribunal de Contas da União) no Paraná, Rafael Blanco Muniz.

A reunião entre a UFPR e o TCU estabeleceu uma série de procedimentos que serão adotados pela universidade para acatar as determinações do tribunal relacionadas aos cursos de especialização. Um documento com os detalhes de tais procedimentos será divulgado pela UFPR nesta quarta-feira (28/1).

‘Estamos tomando as providências necessárias para a imediata reabertura de todos os nossos cursos de especialização, de forma a atender a uma grande demanda que existe na sociedade’, afirmou o reitor Zaki Akel Sobrinho. ‘Esses cursos são essenciais para a qualificação e atualização de milhares de profissionais.’

A expectativa é de que pelo menos 80% dos cerca de 115 cursos de especialização da universidade iniciem seus processos de inscrição a partir de meados de fevereiro. Em 2008, o número de cursos havia sido reduzido para 60, por conta de irregularidades apontadas pelo TCU.

‘Na parte didático-pedagógica, não haverá nenhuma alteração nos cursos, que continuam regulamentados pelas resoluções em vigor’, explica o coordenador de Programas Lato Sensu da UFPR, Hamilton Costa Junior.

Entre as principais mudanças que serão adotadas pela instituição está a alteração do recolhimento da receita dos cursos, que será feita na conta única da universidade, e não da Funpar (fundação de apoio da universidade). ‘A Funpar irá atender a parte de pagamento de despesas com pessoal e alguns gastos administrativos’, afirmou Zaki.

‘Também vamos padronizar os planos individuais de trabalho dos professores’, afirma Costa Junior. ‘Estamos muito contentes com essa decisão tomada em conjunto com o TCU. Vamos informar os coordenadores dos cursos imediatamente.’

O acordo com o TCU funcionará como uma espécie de transição ao longo de 2009. No âmbito do Ministério da Educação, em Brasília, uma comissão está debatendo uma saída definitiva para esse tema.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho
Foto: Izabel Liviski | Arquivo