UFPR trabalha para o reflorestamento de araucárias

Começou na segunda-feira (11) a distribuição de mudas de araucária para reflorestamento e produção de pinhão. Flávio Zanette, professor do departamento de Fitotecnia, em parceria com a Secretaria de Justiça do Paraná e a empresa Risotolândia estão produzindo e disponibilizando as mudas para plantio.

O Programa de Sustentabilidade da Araucária, criado pelo professor Zanette, começou há 24 anos e até hoje luta contra o processo de extinção da araucária. Agora ele conta com o entusiasmo dos ‘plantadores de araucárias’, que compram as mudas produzidas na Colônia Penal Agrícola do Paraná, por um valor simbólico de R$ 1,00 e ajudam a manter viva a árvore símbolo do Estado.

Um dos plantadores é o médico Francisco de Paula Soares, que ficou encantado com a beleza das mudas enquanto as via sendo levadas até o seu carro. Ele reservou cinquenta mudas no início do ano e pretende plantá-las em sua propriedade que fica próxima a represa Capivari Cachoeira na Região Metropolitana de Curitiba. Ele também planta pinus na região e acredita que isto possa ajudar a manter as araucárias de pé. ‘A cada pinus que você planta, deixa de derrubar uma araucária. Elas têm que ser protegidas’.

Enquanto algumas pessoas levavam poucas mudas, duas ou três, para efeito ornamental, Diogo de Almeida Pimpão, designer e neto de madeireiro, vai plantar cem mudas na propriedade que seu avô desmatou há mais de 70 anos. Diego conta que a propriedade da família está sendo reflorestada e até então eles mesmos produziam as mudas. Este ano começaram a buscar as mudas selecionadas para produção de pinhão na UFPR.

Mas o trabalho do professor Zanette não se limita apenas à distribuição das mudas de araucária. Ele ensina como plantar as árvores e dá dicas para que elas cresçam mais rápido, e em dois anos todos os plantadores de araucária voltarão à Universidade para aprender a produzir o pinhão. Eles vão aprender a enxertar as árvores e colher os pinhões. Assim, Zanette espera que a produção do pinhão evite que as árvores sejam derrubadas. ‘Explorar economicamente outros produtos da araucária, que não seja a madeira, é a melhor forma de salvar o que resta do bioma mais ameaçado do país’, explica o professor.

A venda de mudas continua até hoje, quarta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Campus Agrárias, Rua dos Funcionários 1540, no bairro Cabral.

Os interessados em se tornar ‘plantadores de araucárias’ devem primeiro entrar em contato pelo telefone 41-3350-5060. É importante ressaltar que o valor de R$ 1,00 por muda é destinado aos gastos com transporte e pessoal para a distribuição, não gerando qualquer lucro a UFPR.

Programa de Sustentabilidade da Araucária distribui mudas

Professor Flávio Zanette orienta plantadores