UFPR terá 1º Mestrado em Ciência Política do Paraná

Trata-se do primeiro mestrado na área em todo o Estado. ‘Vamos preencher uma lacuna e contemplar uma demanda reprimida’, observa o professor Renato Perissinotto, futuro coordenador do curso.

O período de inscrições, ainda não definido, deve ser aberto entre os meses de novembro e dezembro deste ano. O processo de seleção provavelmente se estenderá até fevereiro. Serão disponibilizadas no máximo 22 vagas.

As seis linhas de pesquisa do Mestrado em Ciência Política da UFPR serão as seguintes: 1) Instituições Políticas e Elites; 2) Relações Entre o Executivo e o Legislativo; Processo Decisório e Análise de Políticas Governamentais; 3) Partidos e Eleições; 4) Comunicação Política, Novas Mídias e Representação Política; 5) Política Externa do Brasil; e 6) Organizações Internacionais.

O corpo docente será formado por seis professores da própria UFPR e dois da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

‘Pela sua posição geográfica, o Paraná é um Estado vocacionado para as relações internacionais’, avalia Perissinotto, ao justificar a opção por duas linhas de pesquisa ligadas à área.

O curso será uma das primeiras atividades acadêmicas articuladas da UFPR com a UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que está sendo implantada em Foz do Iguaçu.

Com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, o Departamento de Ciências Sociais passa a ser o único do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR a oferecer dois cursos de mestrado.

Outros cursos

A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, aprovou no último mês de julho a criação de quatro novos cursos de pós-graduação da UFPR —três de doutorado e um de mestrado.

Além do Mestrado em Ciência Política, foram aprovados o Doutorado em Ciências Veterinárias; o Doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental; e o Doutorado em Microbiologia, Parsitologia e Patologia.

Com os novos cursos, a UFPR passa a ter 87 cursos reconhecidos e recomendados pela CAPES —35 de doutorado e 52 de mestrado.

EdifÍcio Dom Pedro I, onde está localizado o Departamento de Ciências Sociais da UFPR
Foto: Dirce Maia | Arquivo

Link(s) relacionado(s):