Sessão do COUN, apresentações e missa marcam os 50 anos do Teatro da Reitoria

Os eventos completam as comemorações alusivas dos 50 anos do complexo da Reitoria e, principalmente hoje, lembram de forma especial os cinqüentenários do Coral e da Capela de Nossa Senhora do Carmo.

No programa dos coralistas da UFPR, sob a regência do maestro Álvaro Nadolny, partes das peças “A Criação” e de “O Messias” com o famoso “Hallelujah” dos compositores Häydn e Handel respectivamente. No percurso de meio século da sua existência, o Coral da UFPR já realizou mais de 500 apresentações com muitos momentos marcantes desde a década de 60 até os dias de hoje, além da gravação de vários CDs. A partir de um trabalho contínuo dos músicos – acompanhamento teórico, estudo da técnica vocal, canto e interpretação, diversos cantores se destacaram tanto no Coral como em outros importantes grupos vocais do País.

A Missa Solene presidida pelo Capelão José Aparecido Pinto, será realizada às 19 horas desta sexta-feira, 17, na Capela de Nossa Senhora do Carmo. A celebração contará com as apresentações dos grupos vocais “Coral Gregoriano da Igreja da Ordem” e o “Coral da Esperança” sob a regência da maestrina Maria Madalena Wagner. O coro será acompanhado pelo organista Ricardo Herrmann, professor aposentado do Departamento de Artes da UFPR. A programação dos “50 anos da Reitoria”, iniciou nesta quinta-feira, 16, com a sessão solene do Conselho Universitário realizada no Teatro da Reitoria.

SESSÃO SOLENE DO COUN – As comemorações dos 50 anos da fundação do Coral e do Teatro começaram na noite de quinta-feira com uma sessão solene do Conselho Universitário e a apresentação do Coral. Durante a solenidade foi lançado o selo personalizado. O subgerente de vendas dos Correios, Celso Luiz Pinheiro da Silva, entregou um álbum comemorativo para a reitora em exércicio Márcia Helena Mendonça.

Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem feita ao primeiro regente do Coral, o maestro Mário Garau, que durante décadas levou o grupo para cantar em outras cidade e estados. Foi o atual maestro Álvaro Nadolny que entregou um quadro com recortes sobre a vida de Garau à frente do grupo.

Depois foi a vez de Nadolny ser homenageado. A sessão terminou com a apresentação do Coral que ontem ganhou a participação especial de ex-integrantes. Pessoas que já atuaram no grupo fizeram questão de cantar nas comemorações dos 50 anos.

Duo de vocalistas do Coral da UFPR abrilhantaram as festividades.
Foto: Izabel Liviski

A Reitora em exercício, profa.Márcia Mendonça apresenta o selo comemorativo elaborado pelos correios
Foto: Izabel Liviski

Mesa de honra que presidiu as festividades.
Foto: Izabel Liviski

Maestro Mário Garau é homenageado pelo atual regente, Álvaro Naldony.
Foto: Izabel Liviski

Performance dos integrantes do coral que caminham em meio ao público.

Fonte: Sônia Loyola