UFPR sobe 149 posições em ranking mundial e é a 14ª da América Latina

Conforme o levantamento, a UFPR aparece na 9ª posição entre as universidades brasileiras, em 14ª entre as latino-americanas e em 604ª no ranking mundial. Em 2007, a universidade estava na 753ª posição.

No total, foram analisadas este ano 14.876 instituições em todo o mundo —2.806 delas na América Latina. O ranking mundial lista apenas as 4 mil melhor colocadas.

O trabalho busca quantificar a relevância da produção científica das instituições universitárias, a partir de indicadores que combinam tamanho e visibilidade do conteúdo dos sites institucionais na internet.

Entre os critérios utilizados no ranking estão o número de links externos para artigos publicados no site —medidos por diversos mecanismos de busca—, o número de arquivos ‘ricos’ (arquivos ‘pdf’, por exemplo) e o número de citações no ‘Google Acadêmico’.

Todas as 25 universidades que aparecem nas primeiras posições são norte-americanas. A melhor latino-americana é a Universidade Autônoma do México (51ª).

Das 15 latino-americanas melhor colocadas, dez são brasileiras —nove delas, públicas.

Nos resultados gerais por país, o Brasil aparece na 20ª posição, com uma universidade entre as 200 primeiras (a USP, em 113º), cinco entre as 500 e 14 entre as mil.

O ‘Ranking Mundial de Universidades na Web’ está disponível no endereço http://www.webometrics.info/.

Laboratório de Bioprocessos da UFPR
Foto: Izabel Liviski