Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia simpósio internacional sobre exame que atesta proficiência em Língua Portuguesa

Aconteceu nesta quinta-feira (9) a abertura do IV Simpósio Internacional Celpe-Bras (Sincelpe), que reúne pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores e coordenadores de postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

O Sincelpe constitui um espaço de reflexão e discussão que oferece subsídios para a divulgação, o conhecimento e o aperfeiçoamento do Celpe-Bras, importante instrumento de avaliação e de promoção internacional da língua portuguesa.

Foto: Marcos Solivan

Nesta edição, o evento está focado em debates e reflexões que abordam o Celpe-Bras como instrumento de política linguística. A organização é do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin), que é um dos 28 postos aplicadores do exame no Brasil e o único em Curitiba.

A programação se estende até sábado (11) e inclui palestras, mesas redondas, minicursos, sessões coordenadas, comunicações individuais e conferências. Entre os palestrantes e pesquisadores estão professores da Universidade Federal do Paraná, diversas instituições de ensino brasileiras e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Na última quarta-feira (8) houve um pré-evento que discutiu ações relacionadas ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação. O programa oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. “Estiveram presentes representantes do Ministério da Educação e do Ministério das Relações Exteriores que, junto a outros representantes de universidades federais, discutiram ações para aprimorar o programa que já tem mais de 50 anos de existência”, conta Luiz Gardenal, diretor do Celin.

Foto: Marcos Solivan

Exame Celpe-Bras

Aplicado desde 1998, o Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para certificação de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros. Além de um instrumento de avaliação, é considerado um meio de promoção internacional da Língua Portuguesa.

Foto: Marcos Solivan

O Celpe-Brasfoi criado para atender, inicialmente, estrangeiros que frequentavam as universidades federais. Com o tempo, passou a atender também outros públicos, como pessoas interessadas na validação de diplomas ou estrangeiros cujos empregadores recomendam a realização do exame.

Hoje, além dos 28 postos aplicadores no Brasil, o Celpe-Bras mantém 58 postos no exterior. São instituições de ensino superior, representações diplomáticas e missões consulares, centros e institutos culturais interessados na difusão da Língua Portuguesa.

Um dos postos aplicadores é o Celin/UFPR, que realiza a formação dos aplicadores da prova oral e operacionaliza a aplicação da prova escrita. A instituição é referência no ensino da língua portuguesa para estrangeiros no Paraná.

“Nossa equipe é experiente e tem promovido o conhecimento, o estudo, a confecção de artigos científicos e trabalhos de mestrado e doutorado na área para aprimorar nossa ação. Com a promoção do idioma e das políticas linguísticas, podemos abrir portas e colocar o português brasileiro no cenário mundial lado a lado com o português de Portugal”, comenta Ester Roos de Menezes, coordenadora do setor de Acordos e Convênios do Celin e aplicadora credenciada do Exame Celpe-Bras.

Matilde Scaramucci, integrante da Comissão Técnica do Celpe-Bras, destaca que exames de proficiência são instrumentos muito potentes de políticas, por serem capazes de determinar uma direção no ensino da língua. “É o caso do Celpe-Bras que tem impactos muito positivos na promoção da língua portuguesa internacionalmente e no direcionamento do ensino de português no Brasil e no exterior”, relata.

De acordo com Matilde, existe uma demanda muito grande para o aprendizado da língua portuguesa e o exame, que hoje é obrigatório em algumas situações, como para ingressar no PEC-G, veio incentivar isso.

O número de participantes cresceu significativamente desde a criação do exame: foram 127 candidatos na primeira edição, em 1998, e 12.695 no ano passado. O exame é aplicado duas vezes por ano, sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Confira a programação do evento.

Mais informações sobre o Celpe-Bras: http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...