UFPR reinaugura 12º andar de prédio na Reitoria

A obra, uma reivindicação da comunidade acadêmica há mais de 15 anos, custou cerca de R$ 500 mil. “Fizemos tudo novo. Este andar foi praticamente demolido e reconstruído”, afirmou o pró-reitor de Administração, Paulo Krueger. O pró-reitor definiu a situação do local anterior à reforma como “precária”. “Os laboratórios eram ruins, o piso irregular, tínhamos problemas com o telhado, chovia dentro”.

O espaço de 350 metros quadrados agora conta com oficinas de marcenaria e gesso, ateliês e sala destinada à pintura, e irá atender os alunos de graduação e pós-graduação.

A reforma do 12º andar começou no fim do ano passado, após protestos realizados por estudantes de Design da UFPR. Segundo Paulo Krueger, no entanto, os protestos foram resultado de uma “falha de comunicação”. “O processo já estava em andamento, tanto é que a licitação foi homologada uma semana depois. O que tivemos foi um erro de comunicação. A informação não chegou aos alunos”, disse.

Vários alunos estiveram presentes na inauguração do novo espaço. Segundo Alexander Czajkowski, representante discente no Cepe e colaborador do Centro Acadêmico de Design, a comunidade estudantil está satisfeita com os novos laboratórios. “Era uma reivindicação que já vinha há tempos. Por isso, o local, reformado, está sendo muito bem recebido”, afirmou.

Em seu discurso, o reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou o período de expansão vivido pela UFPR. “Fui pró-reitor em uma época em que a universidade não tinha dinheiro nem para pagar luz, água, telefone. Uma época em que não nos era permitido sonhar com o amanhã”, relembrou. “Felizmente esse tempo passou. Hoje, vivemos um crescimento sem paralelo em nossa história”, concluiu.

35 anos

Em 2010, o curso de Design da UFPR completa 35 anos. Entre graduados e mestres, o curso já formou cerca de 1,2 mil novos designers. Por isso, desde quarta-feira o Departamento realizou uma série de palestras, inclusive com eminentes ex-alunos da Universidade, para celebrar a data. As comemorações culminaram com a reinauguração do 12º andar do Edifício Dom Pedro I.

O reitor Zaki Akel, acompanhado da diretora de setor Maria Tarcisa Bega, nas novas instalações
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário)