Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promoveu evento sobre Medicina Veterinária do Coletivo

Medicina Veterinária do Coletivo
Medicina Veterinária do Coletivo

A UFPR promoveu, no final do mês de novembro, a “IV Conferência Internacional em Medicina Veterinária do Coletivo”. O evento, realizado no Setor de Ciências Agrárias, trouxe a Curitiba vários profissionais do Brasil e exterior para discutirem questões como abrigos, acumuladores de animais, eutanásia e outros assuntos referentes à área. A especialidade, pioneira da UFPR e no país, aborda, trata e previne animais em risco e abandonados como cães, gatos e cavalos em centros urbanos. A iniciativa integra as ações inovadoras do Departamento de Medicina Veterinária, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, como a castração e adoção dos cães comunitários do campus Politécnico.

A palestrante e médica veterinária Jyothi Robertson, especialista e consultora da Universidade da Califórnia em acumuladoras e abrigos, comentou que animais abandonados em abrigos e particulares é um grande problema também nos Estados Unidos: “em particular porque grupos de resgate de cães e gatos conseguem muitas doações nos EUA transformando as ações em negócio lucrativo, mas mantém esses animais em péssimas condições após os resgates”.

Segundo Todd Stosuy, presidente da National Animal Control Association (Naca), atualmente pelo menos dois grupos de resgates são invadidos por semana pela polícia e agências governamentais por questão de maus-tratos nos EUA. Ainda Megan Webb, especialista americana em abrigos e doações disse que os abrigos que visitou no Rio de Janeiro e Curitiba são bons, mas mesmo assim esses animais sentem-se entediados e sofrem com a falta de mais atenção. “Nos abrigos que coordeno, temos brinquedos para distrai-los, e ainda voluntários para passear com eles duas vezes ao dia”.

Segundo a médica veterinária Jyothi Robertson “a eutanásia é um tema importante pois precisamos discutir antecipadamente os critérios de quando o animal está ou não em sofrimento, e quando é chegada a hora de abreviá-lo, em particular em doenças terminais como câncer, problemas cardíacos graves e doenças em estágio avançado”.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...