Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR tem programação on-line ao longo de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, ao longo de todo o mês, com uma programação recheada de palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais e outras atividades, todas de forma on-line. As atividades têm início nesta segunda-feira (1º) e seguem até o dia 31.

Com o conceito “Todas Elas!”, o evento dá voz a diversas mulheres que ilustram uma ampla representatividade, a partir dos lugares de fala que cada uma escolheu ocupar. Nessa perspectiva, a programação tem convidadas de diversas áreas, além de apresentações artísticas com nomes que mostram a liberdade de escolha de cada mulher. “Todas Elas!” é um mosaico, em que cada peça é diferente em sua cor e formato, mas todas se encaixam e se completam em suas particularidades.

Depoimentos em vídeo com a fala de diversas mulheres serão publicados diariamente nas redes sociais da Coordenadoria de Cultura da UFPR (@culturaufpr). Acompanhe no Facebook, no Instagram e no YouTube.

O depoimento de abertura é da professora e vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz que declara: “Celebrar o Dia da Mulher é valorizar nosso histórico de luta, de coragem e de grandeza. É celebrar a vida das mulheres que, no passado, dedicaram suas vidas à liberdade de todas nós. É enaltecer as mulheres que hoje, nos pequenos e nos grandes atos, fazem a diferença na vida das pessoas ao seu redor. São essas mulheres anônimas ou de trajetórias reconhecidas que celebramos”.

Assista ao vídeo completo.

Nesta toada, todas as quartas-feiras as redes sociais do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) publicam posts especiais com reflexões sobre trajetórias de grandes pesquisadoras e artistas.

Atividades todos os dias

A programação conta com atividades diárias que abordam a temática da mulher por meio de palestras, mesas-redondas, entrevistas, oficinas, webinários, apresentações artísticas e projetos atemporais. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela internet.

Na primeira semana do mês, além do lançamento dos depoimentos em vídeo e dos posts do MAE, haverá, na quinta-feira (4), a palestra “Mulher no volante perigo constante? Espalhando conhecimento e desmistificando estereótipos” que será transmitida às 20h neste link.

Na sexta-feira, às 16h, será a vez do Trio Vinil se apresentar com o espetáculo “Música Luiza”, que pode ser assistido no Facebook da coordenadoria de cultura. À noite, a partir das 19h, a palestra “Importância dos estudos para emancipação feminina” aborda o tema a partir da perspectiva do direito, da história e das exatas, com foco interdisciplinar. Tranmissão neste link.

A programação completa pode ser conferida na página do evento no Facebook.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...