UFPR promove palestra sobre fenômenos da Física

Será realizado nesta quinta-feira (1º/07) na UFPR o seminário ‘Os super-fenômenos da física’. O palestrante é o professor Amir Caldeira, da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas. Em sua explanação, o professor pretende introduzir de uma forma geral e qualitativa os fenômenos da supercondutividade e superfluidez. A palestra vai incluir também um resumo histórico dos eventos que marcaram o desenvolvimento destas áreas e as propriedades fundamentais que caracterizam estes fenômenos. O evento, que integra a programação dos Seminários de Pós-Graduação em Física 2010, será às 15h30, na sala PE-04 do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná, no Centro Politécnico.

Almir Caldeira é membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nas áreas de dissipação quântica, efeitos quânticos macroscópicos e sistemas eletrônicos de baixa dimensionalidade.

As inscrições para a palestra são gratuitas. Outras informações são obtidas pelo fone 3361-3092.

Fonte: Simone Meirelles