UFPR participa de sessão na Câmara Municipal de Curitiba

Na tarde do último dia 09 de novembro, a Câmara Municipal de Curitiba, a convite da vereadora Julieta Reis, abriu espaço durante a sessão plenária – no espaço reservado à Tribuna Livre – para dialogar com a Universidade Federal do Paraná. O objetivo foi conhecer um pouco mais sobre a Universidade, seus hospitais, e a aplicação das emendas concedidas pelos vereadores para este ano de 2011, bem como conhecer um pouco sobre as necessidades de emendas municipais para o exercício de 2012.

Participaram da comitiva o reitor Zaki Akel Sobrinho, a diretora geral do HC, Heda Amarante, e o assessor do reitor Norton Nohama. Pela AAHC, participaram o presidente da entidade, Toaldo Túlio Filho, Maria Elisa Ferraz Paciornik, diretora superintendente executiva e o coordenador de eventos Mauro Fraga de Moraes. Pela Associação Alírio Pfiffer participou Bettina Muradás, V.P. Voluntariado.

O reitor Zaki Akel, que abriu os pronunciamentos da UFPR, ao agradecer a oportunidade do momento, reforçou a importância do apoio dado pelos vereadores de Curitiba ao ensino público e a UFPR através das emendas parlamentares. ‘Neste ano estamos recebendo recursos concedidos por 28 vereadores , num total de R$ 1.3 milhão. É o maior volume de emendas parlamentares municipais destinadas aos nossos 3 hospitais (Hospital de Clínicas, Maternidade Vitor Ferreira do Amaral e Hospital do Trabalhador) nos últimos anos e reflete a sensibilidade e compromisso dos vereadores com as áreas da saúde, educação e ciência e tecnologia’.

O reitor salientou ainda a qualidade dos investimentos feitos na UFPR e a certeza de que os recursos a ela destinados são sempre bem aplicados. ‘Cada centavo investido na UFPR é integralmente revertido em benefício da comunidade, da formação de nossos alunos e do desenvolvimento do município e do estado do Paraná’.

Também tiveram oportunidade de pronunciamento a Dra. Heda Amarante e Maria Elisa F. Paciornik, que puderam explanar um pouco das necessidades de apoio para 2012. Bettina Muradás também pode explicitar com maior ênfase a importância do transplante de Medula Óssea para a comunidade através de um vídeo.

Durante a exposição, o líder do prefeito, vereador João do Suco, confirmou para os próximos dias mais uma entrega de equipamentos para o Hospital de Clínicas e Maternidade Victor do Amaral, que fazem parte de emendas aprovadas no Orçamento de 2011.

Ao final, a vereadora Julieta Reis entregou ao reitor certificado de participação na atividade do Legislativo.

Na semana que vem a Comissão de Economia da CMC registrará as propostas de emendas individuais de vereadores ao orçamento do município para o exercício de 2012. Até o início de dezembro a proposta orçamentária será votada e a UFPR poderá conhecer as emendas a ela destinadas. A expectativa é de que sejam ultrapassados os patamares de 2011.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba