UFPR participa de evento sobre o papel das universidades no desenvolvimento regional

A Universidade Federal do Paraná vai estar presente no Seminário Universidades e Desenvolvimento Regional: As Bases para a Inovação Competitiva, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em Campinas.

O professor Cássio Rolim, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR, participa do painel “Interação Universidade-Empresa no Brasil: Realidade e Desafios”, na quinta-feira, 13.

O  evento é organizado pela Fundação Fórum Campinas e Universidade Estadual de Campinas. A Fundação Fórum Campinas criou o InovaCampinas, que visa aproximar os principais atores regionais para pensar, discutir e definir ações estratégicas que promovam a ciência, tecnologia e inovação como meios indutores do aumento da competitividade para o desenvolvimento sustentado.

O Seminário pretende impulsionar esse movimento, discutindo planos, estabelecendo metas e propondo ações para possibilitar a transformação das regiões que queiram fomentar suas economias a partir do uso da ciência e tecnologia.

“No Paraná também acontecem movimentos semelhantes de aproximação entre os principais atores regionais – entre eles a UFPR – objetivando o desenvolvimento do estado”, diz Rolim, que cita como exemplo a participação da Universidade no projeto da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) chamado “Apoio das Universidades ao Desenvolvimento Regional”, e o Fórum Paraná-Futuro 10, ambos com protagonismo da UFPR.

Paralelamente ao Seminário, haverá uma reunião de trabalho do projeto “Universidades e Desenvolvimento Regional: As Bases para a Inovação Competitiva, realizado por equipes da UFPR, Unicamp e UFPA.

Para mais informações, acesse InovaCampinas.