Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições para processo seletivo inédito ao curso de Letras – Libras acabam nesta terça, dia 11

Termina às 16h desta terça-feira (dia 11) o prazo para as inscrições dos interessados em prestar o processo seletivo para o preenchimento das trinta vagas do curso de Licenciatura em Letras – Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Universidade Federal do Paraná. O concurso marca duas conquistas inéditas na UFPR: além de esta ser a primeira turma do curso, a prova será toda feita em Libras.

Para se inscrever, o candidato precisa preencher o formulário que consta na página do Núcleo de Concursos (http://www.nc.ufpr.br/) e pagar uma taxa de R$ 80,00. Para concorrer às vagas, os candidatos devem comprovar domínio de Libras e a conclusão do ensino médio no ato do registro acadêmico.

As vagas de que tratam o edital serão destinadas a duas categorias: surdos e ouvintes. Poderão concorrer às vagas destinadas para surdos os candidatos que apresentarem atestado médico acompanhado do exame audiométrico atualizado comprovando a surdez/deficiência auditiva, nos termos do Decreto Federal 5626/2005 (Art. 2º. – Parágrafo Único). Poderão concorrer às vagas destinadas para ouvintes os candidatos do público em geral que não se enquadrarem na categoria surdos ou que não desejarem dela participar.

Resultado em janeiro

O concurso será promovido em apenas uma etapa, em Curitiba, na manhã do dia 7 de dezembro de 2014. O resultado das provas será divulgado no mesmo dia do Vestibular 2014-2015 da UFPR, em janeiro de 2015. As aulas serão à noite e começam em 23 de fevereiro. O curso tem duração de quatro anos.

O processo seletivo para preenchimento das vagas obedece ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Programa Viver sem Limite, Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Este Plano prioriza o acesso das pessoas com deficiência à educação básica e superior. O edital também respeita o disposto no Art. 4º do Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e o previsto no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Libras.