UFPR Palotina se firma como o maior projeto de expansão dentro do Reuni

As cerimônias públicas foram realizadas devido à entrega simbólica do Seminário São Vicente Paloti, adquirido pela universidade para a expansão do campus, e da contratação de 69 novos funcionários, entre professores e técnicos administrativos.

Na ocasião, o reitor Zaki Akel Sobrinho também inaugurou o novo Restaurante Universitário do campus Palotina. O local passou por uma reforma e ampliação de sua capacidade de atendimento, de 270 refeições por dia para cerca de 400, entre almoço e jantar. A reforma contemplou principalmente a troca do piso e dos sistemas de hidráulico e de esgoto que dispendeu cerca de R$ 145 mil.

Durante a cerimônia, o administrador dos restaurantes universitários da UFPR, Lineu Del Lago, adiantou que outra unidade deve ser construída em Palotina já no ano que vem, nas proximidades do Hospital Veterinário. ‘Será um restaurante amplo e moderno, parecido com o que temos hoje no Centro Politécnico’, antecipou.

A utilização do espaço do Seminário São Vicente Paloti não é novidade para a universidade. Antes, porém, ele era cedido à UFPR pela prefeitura municipal, que alugava o local. A cerimônia de sexta-feira marcou a compra do espaço, que custou cerca de R$ 2 milhões. Metade dos recursos vieram do programa Reuni e a outra foi obtida no Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

‘Quando descobrimos que o Seminário estava à venda, tínhamos apenas R$ 1 milhão disponível para isso. Mas fomos batalhar recursos no MEC. Se tivéssemos nos acovardado, talvez o projeto não saísse’, lembrou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. A cerimônia de entrega simbólica do espaço do seminário também contou com a presença do deputado federal Dilceu Sperafico (PP-PR).

O novo espaço ampliará a área do campus Palotina de cerca de 135 mil metros quadrados para 280 mil. O seminário conta ainda com um prédio de três andares e 2,7 mil metros quadrados. Todo o espaço interno e externo deve passar agora por uma revitalização. Na área construída, por exemplo, precisa ser feita a troca do telhado e da instalação elétrica, para uso imediato.

Novos professores e técnicos

Os novos funcionários que estão chegando no campus Palotina foram aprovados no concurso público de agosto do ano passado. Foi o segundo edital aberto para o campus Palotina, que até então só havia feito concurso público em 1994. Por ora, foram chamados 39 novos professores e 30 novos técnicos administrativos, como psicólogos, pedagogos e bibliotecários, entre outros. Um reforço substancial comparado aos números anteriores, que eram de 25 professores e apenas 11 técnicos.

Segundo Vinícius Cunha Barcellos, diretor do campus Palotina, a meta é que até 2015, quando termina o programa Reuni, o número de professores seja multiplicado por quatro e o de técnicos administrativos, por cinco, em relação ao quadro de antes do concurso. Nesse tempo, ele também espera que os estudantes do campus passem dos 300 atuais para 2,1 mil. ‘Somos o maior projeto de ampliação da UFPR dentro do Reuni. E, apesar de fazermos parte de uma instituição quase centenária, nossa história ainda é recente. Então, esse é um avanço considerável’, afirmou o diretor.

Em discurso, o reitor Zaki Akel fez a defesa do programa Reuni, segundo ele um marco na educação superior no país. ‘Quando o presidente Lula lançou o Reuni, algumas universidades perceberam nisso uma grande janela de possibilidades. A UFPR e a comunidade de Palotina fizeram isso’, concluiu.

Na noite de sexta-feira ocorreu ainda em Palotina a formatura de uma das turmas de Medicina Veterinária do campus da UFPR. A cerimônia contou com a presença do senador Osmar Dias (PDT-PR).

Para Zaki Akel, Reuni é marco na educação superior do país.
Foto: Leonardo Bettinelli

As autoridades presentes almoçaram no novo RU
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira