UFPR quer angariar forças para levar problema dos funcionários do HC a Brasília

A reunião foi um desdobramento da assembleia realizada no fim de fevereiro, no HC, com cerca de 400 funcionários do quadro da Funpar e a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho.

Na reunião de hoje, dia 29, ficou acertado que em abril a UFPR, a Funpar, o Sinditest e o HC entrarão em contato com o governo do estado, a Prefeitura de Curitiba e a bancada federal ligada à Universidade para articular uma proposta que deve ser levada a Brasília já em maio.

O objetivo, segundo o reitor Zaki Akel, é encontrar uma solução definitiva, que garanta tanto o funcionamento do HC (que seria impossível com a dispensa de 1,2 mil funcionários), quanto resolva a “situação social” dos funcionários que correm o risco de perder o emprego. “Precisamos de uma solução definitiva. Não queremos que todo mundo continue trabalhando com uma espada na cabeça”, garantiu o reitor.

Uma comissão formada por quatro integrantes, representantes das quatro entidades envolvidas no processo, será formada a partir de amanhã, dia 30, para encabeçar os trabalhos.

O problema com o quadro da Funpar no Hospital de Clínicas da UFPR não é localizado. Cerca de 5,5 mil funcionários contratados de maneira semelhante trabalham em hospitais universitários de todo o país. Por isso, Zaki Akel acredita que a solução precisa partir da Presidência da República. “Se não for assim, vamos ficar sempre neste drama”, projeta o reitor.

UFPR vai em busca de solução definitiva para o quadro da Funpar no HC
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Sandoval Matheus