UFPR não cobra pela emissão de diplomas para os alunos de instituição.

Assunto que vem gerando polêmica em alguns veículos de

comunicação, a cobrança de taxas para a emissão de diplomas nas universidades públicas e privadas não é praticada na Universidade Federal do Paraná.

Por ano, a instituição emite aproximadamente 3,5 mil diplomas para cursos variados que são entregues preferencialmente no ato da colação de grau. Os nomes e informações dos alunos são repassados pelas coordenações de cursos à Unidade de Diplomas da UFPR, que cuida da emissão, conferência dos dados e registro do documento. “O aluno não paga nenhum tipo de taxa e precisa se preocupar apenas com a assinatura do diploma quando recebe o documento”, garante o diretor da Unidade de Diplomas João Nilton Fagundes Oliveira.

O diretor explica que as instituições reconhecidas como universidades podem fazer o registro de seus próprios diplomas. Já as chamadas instituições isoladas precisam fazer o registro de seus diplomas numa universidade federal, como é o caso da UFPR. “Estas nos encaminham os diplomas prontos. Nós fazemos a conferência dos dados e providenciamos o registro em nossos arquivos”, conclui.

Fonte: ACS 05