UFPR Litoral já conhece seus calouros

O clima era de festa. A Assessoria de Assuntos Estudantis preparou a recepção, que tinha direito a banho de mar com a supervisão de salva-vidas. Mas a festa aconteceu mesmo foi no campus da UFPR Litoral, quando foram afixadas as listas dos aprovados nos seis cursos.

‘Passei!’. Com esta expressão de felicidade o candidato Heloy Ignácio Ribeiro confirmou sua aprovação no curso de graduação em Gestão Ambiental. ‘Já havia tentado fazer uma faculdade antes, mas não tive condições de me manter longe de casa. Agora, com a oportunidade que a Universidade Federal do Paraná traz ao litoral ficou mais fácil. Vou poder estudar e continuar em casa’, afirma. Apesar de estar há 15 anos sem estudar, Heloy garante que vai se dedicar bastante ao curso. ‘Acho que a sociedade precisa fazer uma discussão séria sobre a questão do meio ambiente, da preservação da Mata Atlântica. Quero incentivar esta discussão e por isso vou fazer o curso de Gestão Ambiental’, explicou.

Outro calouro que comemorou sua aprovação foi o aposentado Dimas Binde Filho. Como novo calouro da UFPR Litoral do curso profissionalizante de Transações Imobiliárias vai se mudar de Colombo para a casa no litoral. ‘Não consigo ficar em casa assistindo TV. Preciso estar em movimento e acho que a oportunidade de voltar a estudar e trabalhar na área Imobiliária será muito boa. Afinal, esta área trabalha com o sonho das pessoas’, afirmou. Ex-repórter de rádio, Dimas afirma que a escolha também teve a questão da área Imobiliária trabalhar com as pessoas.

Avaliação – As 191 vagas ofertadas – 131 para o profissionalizante e 60 para a graduação – foram integralmente ocupadas. Das 52 vagas do profissionalizante ofertadas para as cotas – 26 raciais e 26 sociais – apenas duas das cotas raciais não foram preenchidas. Já as da graduação, das 12 ofertadas nas cotas raciais apenas três foram preenchidas. Já as 12 das cotas sociais foram preenchidas. ‘Este´é um momento de alegria para a Universidade, pois estamos vendo concretamente o resultado de um trabalho muito importante. Porém, temos um grande desafio com isso, que é formar parcerias com as Secretarias municipal e estadual de Educação para dar melhores condições aos candidatos de efetivamente concorrerem a uma vaga na UFPR Litoral’, expõe o reitor Carlos Moreira Júnior. Segundo ele, o resultado do perfil sócio-educacional dos aprovados demonstra uma disparidade muito grande em relação a dois fatores considerados fundamentais para a aprovação: a formação educacional do pai e a renda familiar.

‘Dos aprovados na classificação geral, apenas 6,7% tem pais com o fundamental incompleto. Enquanto que 50% dos alunos aprovados pelas cotas possuem pai com fundamental incompleto. Este dado nos mostra que os cotistas não possuem o exemplo em casa em termos de formação educacional’, confirma o reitor. Já na questão da renda familiar os dados não são muito diferentes. ‘Enquanto 9% dos aprovados na classificação geral possuem renda familiar até R$ 1 mil, o número se eleva para também 50% entre os cotistas.’

Para o reitor estes dados demonstram que os alunos do litoral que buscam uma vaga nos cursos profissionalizantes tem metade das chances de conquistá-la em relação aos candidatos de Curitiba. Já para os cursos de graduação esta chance diminui em dez vezes. ‘Os candidatos do litoral têm dez vezes menos chances de conquistar uma vaga num curso de graduação em relação a um candidato de Curitiba.’

Reitor Carlos Moreira Júnior e o aprovado Leandro Antonio F. de Lima

Lista dos aprovados na UFPR Litoral