UFPR Litoral forma primeira turma e inaugura ampliação do Campus

Um grande momento para a UFPR Litoral e para a própria UFPR acontece nessa segunda, 18 de dezembro. É a confirmação do projeto levado há dois anos para a região litorânea do Paraná, de implantar um campus avançado da Universidade Federal do Paraná no local. A formatura da primeira turma, que é do curso de Gestão Imobiliária, sela esse compromisso que tem por meta em nas próximas décadas transformar a realidade da região. São 19 formandos que estarão recebendo o certificado profissionalizante, sendo que muitos deles já trabalham na área. Além da formatura, que terá início às 16 horas, com a apresentação da Orquestra da UFPR, será feita a assinatura dos editais de licitação da segunda fase das obras que deverão ser realizadas durante 2007 e a entrega do primeiro bloco, já concluído.

Já confirmaram presença na solenidade, que acontece na Rua Jaguariaíva, 512, o Secretário Executivo do Ministério da Educação, André Lázaro, o Reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, além de prefeitos do Litoral e demais autoridades.

Expansão – A expansão do campus está sendo construída com recursos do Governo do Estado. Nesta primeira etapa estão sendo entregues dois andares com o espaço para o futuro restaurante universitário, salas de atendimento acadêmico, 18 salas de aula e seis laboratórios para atividades de enfermagem, química, e anatomia. A UFPR Litoral inaugurada no começo de 2005 tem hoje 400 alunos em quatro cursos de graduação e cinco profissionalizantes, um deles com ensino médio. Desde a criação o campus vem sendo administrado pelo professor Valdo Cavallet.

Novas perspectivas para os formandos – A primeira turma a se formar pela UFPR Litoral é integrada basicamente por pessoas acima de 50 anos, muitos deles já aposentados que encontraram uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho ou diversificar a área de atuação. É o caso de Carlos Artur Santos, que depois de 23 anos voltou a estudar e está animado com a possibilidade de trabalhar na área imobiliária. Para Carlos, que mora há 12 anos no litoral e é comerciante, a UFPR Litoral “ trouxe a dose de vida que precisava.”

Dimas Binde Filho de 65 anos, aposentado já trabalhou em imobiliárias em Curitiba e agora pretende atuar na área também no Litoral. Mas deixar de estudar ele não pretende tão cedo. O desejo agora é fazer um novo vestibular, talvez para empreendedorismo. “Gostei de voltar aos bancos escolares, do convívio com estudantes e professores e até das discussões por idéias diferentes em sala de aula”. Seu Dimas já sente saudade das conversas com professores, bem mais jovens do que ele e dos novos amigos que fez durante os três semestres do curso. Para o método de ensino ele só tem elogios e destaca a dedicação de todos os professores. Dimas será o orador da turma durante a solenidade de formatura.

Com dois diplomas de Graduação em Economia e Administração, o aposentado Waldir Koehler de 67 anos e vizinho da UFPR Litoral é um freqüentador assíduo do Campus. Ele decidiu voltar a estudar depois de 30 anos parado e decidiu que nunca mais vai abandonar os bancos escolares. “A convivência com estudantes e professores é maravilhosa e faz as pessoas se sentirem mais úteis”. Em 2007 pretende começar outro curso que ainda está decidindo. Seu Waldir fixou residência no litoral depois que a UFPR se instalou lá. Para o formando. a maior esperança de desenvolvimento das cidades litorâneas está na UFPR Litoral.

fachada do novo prédioda UFPR Litoral
Foto: arquivo UFPR Litoral