UFPR Litoral apresenta cursos e projetos durante feira

Cerca de cinco mil pessoas visitaram a feira, realizada na sede do campus, em Matinhos.

Participaram da abertura do evento o reitor Zaki Akel Sobrinho; o diretor do setor UFPR Litoral, Valdo Cavallet; e o prefeito de Matinhos, Eduardo Antonio Dalmora (PDT), entre outras autoridades. O governador Roberto Requião (PMDB) foi representado pelo servidor José Adair da Silva, da Secretaria de Estado da Agricultura.

O reitor afirmou que a feira, em sua quarta edição, é uma oportunidade para a UFPR abrir suas portas para que as pessoas conheçam melhor a instituição. Sobre a UFPR Litoral, Zaki Akel afirmou que sua criação foi uma ‘decisão histórica e irreversível’.

‘O litoral tem muitas carências, e a maior transformação social se dá pela educação’, disse Zaki.

Dalmora anunciou que, a partir do próximo mês de agosto, a rede municipal de Matinhos irá oferecer o ensino em período integral para todos os seus alunos. E elogiou a parceria firmada com a UFPR. ‘Precisamos muito da universidade para o desenvolvimento da região’, disse o prefeito. ‘Se não tivéssemos a UFPR em Matinhos, o nosso litoral, fora da temporada, estaria morto. A UFPR cria vida e gera empregos.’

Em seu discurso, Valdo Cavallet declarou que a população do litoral paranaense já considera a UFPR Litoral como parte de seu patrimônio, e destacou o projeto político-pedagógico diferenciado da unidade. ‘Nosso projeto está baseado na autonomia de cada sujeito e na sua inserção na comunidade’, aponta Cavallet. ‘Temos um alto grau de liberdade, não temos disciplinas nem departamentos.’

Segundo os professores Juliano Fumaneri e Renato Bochicchio, integrantes da organização da feira, mais de 250 pessoas colaboraram com a sua realização. ‘A feira demonstra a forma de agir da UFPR Litoral, nossos projetos e nossa interação social’, afirma Fumaneri. ‘Ela traduz o nosso dia a dia, de forma informal, para uma comunidade que às vezes tem dificuldade de acessar a universidade’, comenta Renato.

Todas as cerca de 50 escolas de Ensino Médio dos sete municípios da região do litoral foram visitadas pela UFPR para convidar os alunos a participar da feira.

Entre os projetos apresentados estava o da professora Márcia Regina Ferreira, que atua numa comunidade rural em São Joãozinho, na região da Baía de Guaratuba. O objetivo do projeto é resgatar a história e a cultura das cerca de 25 famílias que vivem no local.

Professora dos cursos de Agroecologia e de Gestão e Empreendendorismo, Márcia vai uma vez por semana à comunidade, onde já realizou uma série de atividades relacionadas ao extrativismo e manipulação do cipó preto e à produção de suco de açaí do litoral, por exemplo.

‘Valorizar a cultura local é uma ação que eleva a autoestima dessas pessoas, cuja renda às vezes não passa de R$ 200 por mês’, relata a professora da UFPR.

Inscrições abertas

O vestibular da UFPR Litoral oferece neste ano 475 vagas ―23% a mais do que em 2008, quando o total de vagas foi de 385. As vagas estão distribuídas em 14 cursos de graduação e um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

As inscrições podem ser feitas através do endereço www.nc.ufpr.br até as 16 horas do próximo dia 15 de maio.

‘Já estava decidida pelo curso, mas o contato com professores e alunos sempre ajuda na decisão’, afirma a representante comercial Melissa Moccia, 25, que se inscreveu durante a feira para disputar uma vaga no curso de Gestão e Empreendendorismo. Moradora em Pontal do Paraná, Melissa se inscreveu nas cotas sociais, destinadas a alunos de escolas públicas.

Também moradora na Praia de Leste, em Pontal do Paraná, Caroline Demantova, 17, disse que optou pelo curso de Serviço Social por gostar de expor suas opiniões sobre os direitos de cidadania. Letícia Oliveira, 17, de Morretes, elogiou o evento, mas disse que irá tentar uma vaga na UFPR em Curitiba. ‘A feira é um incentivo para se conhecer outras áreas, mas eu estou em dúvida entre Jornalismo ou Matemática.’

Novos cursos

Há quatro novas opções de cursos de graduação: Saúde Coletiva; Informática e Cidadania; Gestão Desportiva e do Lazer e Linguagem e Comunicação.

‘Nosso curso pretende oferecer aos alunos, tanto conhecimentos técnicos sobre tecnologia, quanto conhecimentos sobre as pessoas’, afirma o professor Jackson Gois sobre o curso de Bacharelado em Informática e Cidadania . ‘Essa junção tem caráter inédito no país.’

O professor Manoel Lesama explica que o curso de Gestão Desportiva e do Lazer terá três grandes linhas de atuação: gestão, esportes ligados à natureza e educação esportiva. ‘Os alunos poderão atuar como gestores públicos, educadores sociais ou ainda na área de esportes ligados ao território, inclusive na criação de novos esportes.’

Sobre o curso de Saúde Coletiva, a professora Neusa Moro, integrante da comissão organizadora de sua criação, afirma que o foco não estará nos tratamentos, mas nas políticas públicas de saúde. ‘Vamos formar gestores tanto para o setor público quanto para o privado, de forma diferenciada, interdisciplinar.’

Segundo a professora Rosana de Albuquerque Sá Brito, o curso de Linguagem e Comunicação dará aos estudantes uma formação semelhante a dos cursos de Letras e de Comunicação. ‘Os alunos poderão se tornar professores de português, inglês ou espanhol, ou ainda atuar na área da comunicação empresarial.’