UFPR lança Mapa Verde na feira de reciclagem

No período de 27 a 30 de junho, Curitiba vai sediar uma das maiores feiras da área de reciclagem da região sul. Além da feira de negócios, o evento trará discussões temáticas em palestras e eventos paralelos. A “Feira de Reciclagem; Meio Ambiente Industrial” será focada em quatro eixos: educação, consciência, negócios e desenvolvimento. Durante o evento, a UFPR apresentará o Sistema de Mapas Verdes, uma metodologia de intervenção para o incentivo e divulgação de práticas de sustentabilidade. A ideia é promover a sustentabilidade na comunidade curitibana, inserindo-a no contesto da linguagem iconográfica universal utilizada pelo GreenMap.

Segundo Maria do Carmo Duarte Freitas, professora do Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia e do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, outro foco desta ferramenta on-line é promover modos de vida, natureza e culturas locais sustentáveis por meio do Sistema de Mapas Verdes. Nesse processo, a organização dos mapas está comprometida com o envolvimento de comunidades e indivíduos visando mapear o caminho para um futuro sustentável”, explicou a professora.

Mapa Verde ─ O projeto do Mapa Verde foi implantado em 2009 e consiste num sistema de informação conjunta de 180 ícones. Em nível mundial, mais de 700 comunidades estão utilizando esse instrumento, informou a professora. Como exemplo, destacou que o mapa pode ser utilizado nas escolas, pelos alunos e professores, constituindo um meio de estudar as percepções da realidade local nas diversas áreas do conhecimento como Geografia, Matemática e outras.

A feira tem apoio institucional do Senai/PR, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR-Curitiba), da Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (Feap), do Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná (Simpep), do Crea-PR e de outras instituições atuantes nos segmentos industrial, comercial nas comunidades urbanas e rurais.

Mais detalhes podem ser conhecidos pelo site www.greenmap.org/greenhouse/en/blog/1404.