UFPR integra Rede Metropolitana de Fibra Ótica

Esses são os benefícios da Rede Metropolitana de Fibra Ótica que foi inaugurada nessa quarta-feira em Curitiba, reunindo a Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado e a Universidade Federal do Paraná, que coordena o consórcio criado para implantar o projeto. A rede tem 110 quilometros de cabos de fibra ótica interligados com 14 instituições de pesquisa. O projeto teve um custo de R$ 1,5 milhão, recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério de Ciência e Tecnologia.

A rede, que já está em funcionamento, trará muitos ganhos para diversas áreas, como na saúde que agora tem maiores condições de investir na telemedicina. Cirurgias poderão ser acompanhadas em tempo real com mais frequência, destacou na solenidade de inauguração o presidente do comitê gestor, professor da área de Informática da UFPR Marcos Sunyé. Também dá mais confiabilidade para as bibliotecas digitais, sistema de educação a distância e vai acelerar os estudos sobre a TV digital. Sunyé citou a possibilidade da emissão de parecer sendo feito por médicos no Hospital de Clínicas para as unidades de saúde de Curitiba.

VANTAGEM DA PARCERIA – Para o reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho, a rede metropolitana é mais um resultado da bem- sucedida parceria da Universidade com o governo municipal. O reitor citou a importância desse tipo de tecnologia para o desenvolvimento acadêmico e a pesquisa, para desenvolver ainda mais as competências e habilidades.

O representante do Ministério da Ciência e Tecnologia Nelson Simões, diretor geral da Rede Nacional de Pesquisa, disse que a nova rede coloca o Brasil na mesma condição nas nações mais desenvolvidas que incentivam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

O secretário municipal de Administração José Richa Filho, que representou o prefeito Beto Richa na solenidade, destacou os benefícios que o sistema trará na interligação das nove administrações regionais, o Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano de Curitiba (IPPUC) e as unidades de saúde para melhorar o atendimento ao cidadão. Informou ainda que agora a prefeitura poderá expandir os projetos do governo eletrônico.

QUEM FAZ PARTE – As unidades integradas pela rede são: CELEPAR, Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), EMBRAPA, Faculdade de Artes do Paraná, Fundação Araucária, Instituto Federal do Paraná, Instituto de Pesos e Medidas, LACTEC, Parque de Ciência Newton Freire Maia, PUC, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná, UFPR, UTFPR,Copel, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Reitor Zaki Akel Sobrinho na inauguração da Rede Metropolitana de Fibra Ótica
Foto: Leonardo Bettinelli