UFPR inaugura novas instalações do Laboratório de Pesquisas em Bovinocultura

Cada vez mais pesquisas são necessárias para confirmar, aperfeiçoar e criar novas tecnologias. A universidade possui um papel fundamental na pesquisa, sendo a principal geradora de conhecimento técnico e científico para a comunidade. Por isso, a UFPR investiu em novas instalações para o Laboratório de Pesquisas em Bovinocultura (Lapbov), do Departamento de Zootecnia, inauguradas em outubro.

Situado no campus do Setor de Ciências Agrárias, no Juvevê, o Lapbov tem como objetivo otimizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Forragicultura, Nutrição de Ruminantes, Melhoramento Genético Animal, Economia Rural e Comercialização Agrícola. Dessa forma serve de aprimoramento do ensino dos alunos dos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e dos alunos da Pós-Graduação.

Várias pesquisas estão em andamento, entre elas o indicador do preço da arroba do boi gordo para o Estado do Paraná (Indicador LAPBOV/UFPR), da mestranda em Ciências Veterinárias Amanda de Souza Schuntzemberger, que apura e reúne valores de compra e venda de gado em todo o Estado.

Dados sobre estas e outras pesquisas estão no site do Lapbov, lançado em outubro deste ano. Este site, além de principal meio de divulgação dos trabalhos desenvolvidos, disponibiliza informações relacionadas à bovinocultura paranaense e brasileira. O endereço é http://www.lapbov.ufpr.br e o fone do laboratório é (41) 3350-5705.

Foto: arquivo google

Link(s) relacionado(s):