Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR ganha selo “Empresa Amiga”, pelas análises da água do Paraná

Foto: Arquivo Recanto do Tarumã

A UFPR acaba de receber o selo de “Empresa Amiga”, por serviços prestados no Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas, que ao longo de um ano analisaram gratuitamente amostras de água para verificar a qualidade e se eram recomendadas para o consumo humano. O selo foi concedido pela ONG Socorro aos Necessitados, que mantém o Lar de Idosos e o Centro Dia “Recanto do Tarumã”.

O Laboratório, coordenado pelo professor Ernani Francisco Rosa Filho, possui o maior banco de dados de análise de águas subterrâneas do Paraná. Desde 1996 pesquisa amostras de águas subterrâneas, coletadas em aquíferos da Região Metropolitana de Curitiba e do interior do Estado. Nas análises, são investigadas as presenças de aproximadamente 40 elementos poluidores, entre eles, pesticidas, metais, resquícios de hidrocarbonetos (petróleo), e coliformes fecais.

O químico Alexsandro analisa amostra de água. Foto: Marcos Solivan

Feito isso, explicam o biólogo Terêncio Aguiar Júnior e o químico Alexsandro Gregório, que atuam no LPH ─ unidade essa vinculada ao Departamento de Geologia do Setor de Ciências da Terra ─ é emitido um laudo. Nesse documento é informado se as amostras analisadas estão em conformidade com os padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2914) se a água é apropriada ou não para os consumos humano e animal.

Responsabilidade Social

Normalmente o Laboratório capta recursos financeiros através de parcerias que mantém com empresas/órgãos (Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, Sanepar, Embrapa, Instituto das Águas do Paraná). Com os recursos, adquire equipamentos e materiais para dar suporte às pesquisas.

Biólogo Terencio, no LPH. Foto: Marcos Solivan

No entanto, explicam os profissionais, quando “os órgãos solicitantes são sem fins lucrativos, como são exemplos a ONG  Socorro aos Necessitados, o Pequeno Cotolengo e o Centro Comunitário de Morretes, que também já se beneficiaram com o atendimento prestado pela UFPR, não é cobrado nada porque a Universidade coloca em prática sua responsabilidade social”.

O coordenador do Laboratório, Ernani Filho, que já publicou três livros sobre a temática, ressalta que parcerias com empresas/institutos permitirão que, num futuro próximo, seja ampliado o número de municípios do Paraná que terá suas águas subterrâneas analisadas. A ideia é, comenta ele, “investigar se estão contaminadas por agrotóxicos, já que o estado, apesar de ser o segundo maior produtor de grãos do Brasil (perde apenas para o Mato Grosso do Sul), é o que utiliza maior quantidade de agrotóxicos na produção agrícola”.

Obras publicadas sobre análises de águas no Paraná. Foto: Marcos Solivan

Mais informações sobre as ações desenvolvidas no Laboratório, por docentes e alunos de mestrado e doutorado, bem como por profissionais terceirizados, podem ser obtidas no site www.lph.ufpr.br.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...