UFPR está entre as que mais enviam estudantes para a Alemanha

À frente da UFPR estão a Universidade de São Paulo (USP), com 211 bolsistas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , com 79 e a Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS), com 77 estudantes.

A UFPR tem convênio com 23 universidades alemãs, além de manter outros programas voltados para a graduação e pós-graduação com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A maioria dos alunos que já viajou foi através do programa chamado UNIBRAL – que prevê o intercâmbio de um semestre a um ano. A gente recebe o número equivalente de alunos financiados pelo governo da Alemanha, explica o professor Paulo Soethe, coordenador do Centro Internacional Brasil Alemanha na UFPR.

Segundo o professor as áreas mais procuradas são Geodésia, Engenharia Civil, Letras, Design, além de Engenharia Florestal. No curso de Letras, nos últimos quatro anos viajaram 22 estudantes e outros 17 vieram para a UFPR. Foram 12 professores e vieram oito. Desse programa já nasceu o mestrado bilateral em Alemão como língua estrangeira que começou esse ano.

Serviço:

O melhor caminho para quem quiser participar de intercâmbio e estudar na Alemanha, é se informar na Assessoria de Relações Internacionais que encaminha para os coordenadores de cada área. O telefone é 3360-5343.

Também há o centro de Cooperação Internacional Brasil Alemanha. Informações podem ser obtidas pelo site: wwww.cciba.ufpr.br

Alunos em universidade alemã
Foto: foto-arquivo