UFPR entrega certificados à universidade de Moçambique

São eles, Adolfo Diniz Bila, Agnelo dos Milagres Fernandes, Andrade Egas e Samuel João Soto, que realizaram programação na UFPR em julho de 2008 e março de 2009.

Participaram a solenidade o embaixador do Brasil Antonio José de Souza e Silva, o reitor da UEM, Filipe José Couto, o diretor da Faculdade de Agronomia e Eng. Florestal da UEM, Mario Falcão, o coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFPR e coordenador do convênio UFPR/UEM , Dartagnan Baggio Emerenciano e professor Nelson Carlos Rosot do curso de Engenharia Florestal da UFPR.

Os professores receberam capacitação nas áreas de Silvicultura, Manejo Florestal e Tecnologia da Madeira sob orientação de profissionais de empresas florestais e professores do curso de Engenharia Florestal da UFPR. Na solenidade foi destacada a importância da cooperação da UFPR na capacitação técnica promovida a professores, técnicos e alunos da UEM desde 1981. O Embaixador do Brasil fez um breve relato da missão brasileira composta pelos professores da UFPR Dartagnan Baggio Emerenciano e Nelson Carlos Rosot, iniciada em 30 de março de 2009, cumprindo o cronograma de ações do projeto de Capacitação Técnica em Engenharia Florestal, acordado em 2008 entre os governos moçambicano e brasileiro. Citou as ações desenvolvidas pelos professores brasileiros na elaboração de novo projeto para reabilitação do CEFLOMA – Centro Florestal de Machipanda. As metas do projeto foram apresentadas e acordadas para que até o mês de julho seja implantado.

RECURSOS – O projeto tem um custo previsto de US$ 2,091,792.00, para três anos de execução, onde serão efetuadas reformas de instalações, adquiridos carro, micro-ônibus, um trator, duas motocicletas, equipamentos de informática, equipamentos para proteção de incêndios e suprimentos para laboratórios. Está prevista ainda a instalação de um viveiro para produção de mudas florestais com capacidade de 100 mil mudas por ano. Ainda será instalada uma serraria para beneficiamento de madeira das plantações florestais existentes na área.

O embaixador do Brasil pretende tornar o CEFLOMA um centro de referência do Brasil em Moçambique como um marco da presença brasileira no país. Para tal foi acordada a fase inicial do projeto, no valor de US$ 838,264.00, com prazo de execução de 18 meses. Nessa fase será contratado um engenheiro florestal brasileiro para exercer as funções de gestor do CEFLOMA. Será efetuado o mapeamento da área, iniciadas as obras de reformas das edificações e serão adquiridos veículos e equipamentos. O Projeto também prevê a capacitação de recursos humanos da UEM e outros profissionais do setor florestal, no Brasil e em Moçambique, nas áreas afetas às ciências florestais; a transferência de conhecimentos com vistas a viabilizar ao Governo moçambicano alcançar a meta de implantar 2 milhões de hectares de florestas plantadas nos próximos 15 anos.

No âmbito do mesmo projeto, serão estabelecidos programas de estágios de estudantes do Curso de Engenharia Florestal da UFPR no referido centro a partir de julho de 2010.O Embaixador do Brasil juntamente com os professores Dartagnan e Nelson, realizou visita de avaliação das condições do CEFLOMA em abril. Também acompanhou os trabalhos de coleta de dados na floresta de Inhamacari, na fronteira com o Zimbabwe, e visitou os experimentos florestais em andamento. Neste mês a ABC – Agência Brasileira de Cooperação de Ministério das Relações Exteriores de Brasil, encaminhará os documentos para formalização da documentação e repasse de recursos para que no mês de julho, por ocasião da visita ao Brasil do Presidente da República de Moçambique, Armando Emilio Guebuza , sejam assinados os documentos de acordo entre os dois governos.

Certificados foram entregues no dia 30 de abril
Foto: divulgação