Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Universidade de Potsdam promovem simpósio para lembrar 50 anos da morte de Guimarães Rosa

 

Da esquerda para a direita: Fabricio Aguiar (UFPR), Douglas Valeriano Pompeu, Pedro Dolabela Chagas (também da UFPR), Ottmar Ette (Universidade de Potsdam), Kathrin Rosenfield (UFRGS), Mauricio Cardozo (UFPR), Adriana Jacobsen, Berthold Zilly, Andressa Medeiros (UFPR), Luís Bueno (UFPR), Juliane Meyer-Clason, Larissa Aguiar (com Lucas), Paulo Soethe (UFPR) e Willi Bolle (USP). Imagem: Paulo Soethe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A UFPR e a Universidade de Potsdam promoveram, em Berlim (Alemanha), com o apoio do Instituto Ibero-Americano, o Simpósio” Guimarães Rosa e Meyer-Clason” – literatura, democracia, saber-conviver. O encontro marcou os 50 anos de falecimento do escritor brasileiro, ocorrido em 19 de novembro de 1967 – três dias depois de assumir sua cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Financiado pela Fundação Alexander von Humboldt, o simpósio registrou ainda uma visita-surpresa ilustre: Juliane Meyer-Clason, filha de Curt Meyer-Clason, tradutor alemão e amigo de Guimarães Rosa. Entre os participantes mais importantes do encontro estavam ainda o professor Willi Bolle que, como renomado pesquisador, protagonizou uma série de programas e documentários sobre o escritor mineiro; Kathrin Rosenfield, autora de obras de referência sobre Rosa; Orlando Grossegesse, professor da Universidade do Minho, em Braga, pesquisador dedicado à obra de Curt Meyer-Clason; e Berthold Zilly, que no momento conclui nova tradução de Grande sertão: veredas ao alemão.

UFPR tem participação decisiva

A UFPR tem participação especial no processo de resgate da memória de Guimarães Rosa – um dos maiores escritores do Brasil. A Universidade Federal do Paraná sediará o acervo “outro sertão”, coligido por Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, em parceria com a Universität Potsdam e o apoio da Fundação Humboldt e do Museu do Holocausto de Curitiba. Em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba, a Universidade também fundou e sedia o Centro Aracy Moebius de Carvalho de Pesquisa em Humanidades, que traz o nome da esposa de Guimarães Rosa.

Da mesma forma, a UFPR teve presença destacada no simpósio, que abordou o perfil internacional da obra do autor, sua poética e sua intensa ligação com a Alemanha. Isto porque as experiências dele e de sua esposa Aracy como funcionários do Consulado Brasileiro em Hamburgo, de 1938 a 1942, foram decisivas na formação do autor de “Grande Sertão: Veredas” e são caso único na América Latina.

Com presença da diretora Adriana Jacobsen, foi exibido o documentário “outro sertão“, sobre o período em que Guimarães Rosa atuou como vice-cônsul em Hamburgo. O ator e diretor Caco Ciocler apoiou o evento com a cessão de licença para exibição de seu documentário sobre Aracy Moebius de Carvalho.

Um dos professores da UFPR que participaram do simpósio foi Paulo Soethe, que falou sobre o tema “João Guimarães Rosa e a poética brasileira da internacionalidade literária”. Outros professores da UFPR presentes no encontro foram: Pedro Dolabela Chagas (“Sugestão para uma descrição complexa de Grande sertão: veredas”, Mauricio Cardozo (“Tradução, veredas: formas de vida da obra literária em tradução”) e Luís Bueno (“Provincianismo na literatura mundial: a dinâmica centro-periferia vista do Brasil”), bem como os doutorandos Fabrício César de Aguiar (“O voo das palavras: o desembocar das águas do Urucúia no Reno”) e Larissa Walter Tavares de Aguiar (“Correspondências entre Rosa e Meyer-Clason: o desembarque do Sertão em terras”). A mestranda Andressa Medeiros, que é atriz na cena teatral de Curitiba, fez a leitura do conto A velha“, de João Guimarães Rosa.

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...